Os engenheiros da Ford estão a desenvolver uma nova geração de faróis que projetam na estrada sinais para tornar a condução mais segura à noite.

O sistema permite desenhar no asfalto direções, informação tão variadas como os limites de velocidade e as condições meteorológicas ou até uma passadeira, que fica visível não só para o condutor como para o peão, reduzindo muito o risco associado às marcas desgastadas nas vias.

A ideia é permitir que “o olhar do condutor permaneça fixo no caminho à sua frente”, sendo que este sistema de iluminação bastante sofisticado é em tudo semelhante ao que o construtor usa nos seus sistemas de head-up display, por exemplo. A diferença é a forma como a informação fica visível para todos os utilizadores da via, e mesmo à nossa frente dos olhos de quem segue ao volante.

Sinais de trânsito que podem passar mais despercebidos devido à ausência, temperatura exterior ou chuva e formação de gelo na estrada são alguns exemplos do tipo de indicações que a marca da oval azul pretende incorporar neste inovador sistema que denomina de High Resolution Headlights.

Veja no vídeo abaixo como funcionam: