A gama de carrinhas com maior altura ao solo para utilização mais versátil vai crescer e democratizar-se no próximo ano, com a Ford a revelar a sua nova Focus Active Wagon, que vem completar a família deste modelo de segmento C.
A marca americana deposita grandes esperanças com o Focus de nova geração e este modelo surge como uma das apostas mais fortes da companhia, com maior altura ao solo e uma aproximação ao estilo SUV que tem sido de grande sucesso no Velho Continente.
Assim, tecnicamente, esta nova carrinha, que tem um conceito aproximado ao de modelos Premium como o Audi A4 Allroad ou Volvo V90 Cross Country, surge com mudanças técnicas no chassis, como o aumento da altura ao solo em 30 mm na frente e de 34 mm atrás, a que se juntam novidades estéticas na forma de proteções inferiores em plástico, barras do tejadilho e grelha dianteira modificada. Também os para-choques nas duas extremidades têm imagem própria. As jantes de liga leve de 17 polegadas também têm um desenho específico, havendo como opção jantes de 18 polegadas com pneus 215/50 R18.
A Ford pretende manter com esta versão o mesmo espírito de condução desportiva que marca a família Focus, com um novo esquema de suspensão traseira de duplo braço (SLA), independente, com molas, amortecedores e barras estabilizadoras com acertos próprios para manter um equilíbrio entre condução dinâmica e conforto. A marca aposta num esquema de braços assimétricos com subestrutura isolada e que é exclusivo da carrinha.
ALGO MAIS PEQUENO? LEIA O ENSAIO AO FORD FIESTA ACTIVE 1.0 ECOBOOST
Conta, igualmente, com modos de condução específicos, ‘Slippery’ e ‘Trail’, que se juntam aos já conhecidos ‘Normal’, ‘Sport’ e ‘Eco’. Aqueles dois modos dedicados permitem oferecer maior aderência em pisos com menos tração, mas fora de equação para este Focus Active está a adoção de tração integral, que não faz parte das opções.
Quanto à gama de motores, esta carrinha terá duas unidades EcoBoost a gasolina de 1.0 litro (125 CV, 107 g/km CO2 e 4.8 l/100 km) e de 1.5 litros (150 CV, 121 g/km e 5.3 l/100 km) e igual número de variantes Diesel na forma dos 1.5 EcoBlue (125 CV, 93 g/km e 3.5 l/100 km) e 2.0 EcoBlue (150 CV, 114 g/km e 4.4 l/100 km). Terá duas caixas disponíveis, uma manual de seis velocidades e outra automática de oito velocidades. No entanto, a versão 1.5 a gasolina não estará disponível para Portugal.
Os sistemas de assistência ao condutor, estreados no novo Focus, incluem versões atualizadas das tecnologias de Cruise Control Adaptativo, Sistema Frontal de Iluminação Adaptativa e Assistência Ativa ao Estacionamento.
O novo Focus Active é o terceiro membro da nova família Active de modelos crossover, após o lançamento dos novos modelos Fiesta Active e KA+ Active no início do ano. O novo crossover Ford Focus Active está já disponível para encomenda.