Fusion Fuel conquista projeto de hidrogénio verde nos EUA

06/12/2022

A empresa portuguesa Fusion Fuel conquistou o primeiro projeto de produção de hidrogénio verde nos Estados Unidos da América (EUA). O investimento será de 175 milhões de euros.

A empresa portuguesa Fusion Fuel desenvolveu uma tecnologia de produção de hidrogénio verde a partir da energia solar. Agora, junta-se à empresa norte-americana Electus Energy para fornecer uma unidade de hidrogénio de larga escala na Califórnia, Estados Unidos da América. Este é o primeiro projeto, designado Bakersfield, nos EUA e representa um investimento de 175 milhões de euros.

No âmbito do Bakersfield vai fornecer um equipamento de electrólise capaz de ser acoplado aos painéis solares. A capacidade de produção de energia será na ordem dos 75 megawatts, o que permitirá produzir anualmente perto de 9.300 toneladas de hidrogénio verde, o suficiente para abastecer um milhar de camiões ou autocarros por dia.

Em comunicado a Fusion Fuel informa que “o arranque da produção poderá acontecer na primeira metade de 2025”.

“Este é um momento crítico para a Fusion Fuel e para a nossa ambição de ser um líder global em soluções de hidrogénio limpo. Em pouco menos de dois anos como empresa pública, a Fusion Fuel afirmou-se como um player chave no ecossistema ibérico de hidrogénio verde. No entanto, sabíamos que entrar em um novo mercado, especialmente um tão grande e complexo como a América do Norte, exigiria um projeto fundamental e um parceiro confiável. Devido à combinação única de irradiação solar e incentivos fiscais da Califórnia e proximidade com vendas em larga escala, Bakersfield é o projeto ideal para ancorar a nossa estratégia na América do Norte. Estamos extremamente entusiasmados por apresentar o projeto Bakersfield ao lado de nosso parceiro de desenvolvimento, Electus Energy”, disse Jason Baran, diretor comercial da Fusion Fuel.

Andrew Greene, CEO da Electus Energy, comentou que “a parte mais crítica da implementação de qualquer programa de mobilidade de hidrogénio é a capacidade de fornecer combustível de hidrogénio limpo e confiável a um preço atraente, e acreditamos que nossa parceria com a Fusion Fuel ajudará a reduzir o custo do combustível para nossos clientes e acelerar a adoção de veículos zero-emissão a hidrogénio”.