A Guarda Nacional Republicana (GNR) vai intensificar a vigilância de situações de circulação abusiva pelas vias do meio e da esquerda nas vias rápidas e autoestradas sempre que na faixa mais à direita não existir trânsito.

Reconhecendo a existência, ainda, de muitos condutores que ocupam uma das duas vias mais à esquerda sem que exista tráfego à direita que justifique a situação de ultrapassagem, a GNR pretende reforçar a vigilância desses casos, naquela a que chama Operação Via Livre, agora prestes a entrar na segunda fase.

A primeira fase arrancou no passado dia 20 de março, com ações de sensibilização e de alerta para os condutores, procurando fazer passar a mensagem de que tal prática envolve riscos para si e para os demais utilizadores da via, mas também coloca entraves à normal fluidez do trânsito.

Esta segunda fase vai decorrer até ao dia 2 de abril, com aquela força da autoridade pronta para apertar o cerco aos infratores.

“A prática da circulação de veículos pela via do meio ou da esquerda sem que exista tráfego nas vias mais à direita, para além de constituir infração ao Código da Estrada, causa constrangimentos à segurança rodoviária e à fluidez de tráfego”, lembra a GNR em comunicado.

De resto, com a entrada em vigor das mais recentes alterações ao Código da Estrada, incluindo a carta por pontos, a pena para estas contraordenações ficou mais pesada, incorrendo quem seja apanhado nela a uma multa que pode ir dos 60 aos 300 euros, podendo ainda perder quatro pontos na carta e uma sanção acessória de inibição de condução de dois meses a dois anos. Corresponde assim a uma contraordenação muito grave.