A Ferrari garantiu uma ‘dobradinha’ na primeira corrida do Mundial de Fórmula 1, o GP do Bahrein, com Charles Leclerc a terminar à frente do seu colega de equipa, Carlos Sainz. O campeão em título, Max Verstappen (Red Bull) esteve na luta pelo triunfo, mas viria a abandonar a poucas voltas do fim com problemas mecânicos.

Esperava-se uma corrida emocionante com intervenientes diferentes na luta pelo triunfo e a Ferrari acabou por ser a grande dominadora, com Leclerc a converter a pole position de ontem num triunfo saboroso para uma formação que desde 2019 que não vencia uma corrida.

O monegasco teve sempre Verstappen por perto, chegando mesmo a protagonizar uma série de ultrapassagens durante três voltas seguidas logo após as primeiras paragens de ambos nas boxes para a mudança de pneus. Por três vezes, Verstappen chegou a estar em primeiro, mas Leclerc recuperou sempre a posição num duelo que foi bastante emocionante.

A 12 voltas do final, o safety car foi chamado à pista pela primeira vez em 2022 depois de um princípio de incêndio no AlphaTauri de Pierre Gasly (que vinha a fazer uma boa prova) ter obrigado o piloto a deixar o carro mal posicionando na berma da pista. Com o reagrupamento dos 19 carros, a discussão pelo triunfo voltou a estar em aberto, mas Verstappen começou a sentir problemas com o motor do seu Red Bull, sendo mesmo incapaz de defender o segundo lugar de Carlos Sainz antes de abandonar.

Com isso, Lewis Hamilton e George Russell, ambos da Mercedes-AMG, ficaram nas duas posições seguintes, com o heptacampeão do mundo a herdar o derradeiro lugar do pódio devido ao abandono de Verstappen e de um pião de Sergio Pérez já na última volta, causado também por problemas com o motor, o que levou o mexicano a perder o terceiro posto e a abandonar. Contas feitas, apesar de não terem demonstrado ritmo para lutar pelo pódio, os Mercedes obtiveram uma dupla pontuação, enquanto os Red Bull ficaram a zeros.

Depois, em quinto lugar, o surpreendente Kevin Magnussen, que brilhou ao volante de um Haas, oferecendo um excelente resultado à equipa de Gene Haas, tendo Mick Schumacher falhado os pontos por pouco ao ficar em 11º no outro carro da formação.

Valtteri Bottas (Alfa Romeo) ficou no sexto posto, também num ótimo resultado para o finlandês e para a equipa italiana, tendo em conta que efetuou um péssimo arranque para a corrida. Esteban Ocon (Alpine) terminou em sétimo, recuperando de uma penalização de cinco segundos por contacto com Mick Schumacher, enquanto o companheiro de equipa Fernando Alonso ficou em nono. Entre os dois Alpine ficou o AlphaTauri de Yuki Tsunoda, ao passo que também do Oriente, Guanyu Zhou conquistou o seu primeiro ponto na modalidade logo na corrida de estreia com a Alfa Romeo ao cortar a meta em décimo.

Prestações sem brilho para os Aston Martin, McLaren e Williams, com os pilotos destas equipas a batalharem apenas pelas posições fora dos pontos.