Em 1993, a FIA introduziu a classe de corrida GT1 para Le Mans, marcando o início de um dos períodos de corrida mais icónicos da história do desporto. Até à data, mais de 15 fabricantes construíram carros para a classe GT1, criando um legado de extraordinária competição e inovação.
Estes carros de homologação tinham frequentemente um desempenho de estrada comprometido, uma vez que foram construídos para permitir que os fabricantes os optimizassem para utilização em pista.
Este foi concebido especificamente para a estrada. O GT ONE nasceu de uma conversão entre Richard Tuthill e o cliente Elliot Ross, produtor de cinema e colecionador de automóveis. A Tuthill irá construir 22 exemplares de produção, sendo que cada veículo requer 3.500 horas de construção meticulosa para criar o carro personalizado de cada cliente.
Com um estilo e uma estética concebidos pelo designer Florian Flatau, sediado na Califórnia, o GT ONE apresenta uma carroçaria totalmente em fibra de carbono e é alimentado por um motor de 4,0 litros e 6 cilindros, disponível nas versões de aspiração natural e de indução forçada. A opção de motor naturalmente aspirado produzirá mais de 500 BHP, inspirado no nosso motor 911K de alta rotação, enquanto a oferta de indução forçada produzirá mais de 600 BHP.
A Tuthill também oferece aos clientes uma escolha de transmissões; uma opção de dupla embraiagem de 7 velocidades, como a que foi instalada no carro em exposição no The Quail, ou uma equivalente manual. Adicionalmente, o GT ONE está equipado com suspensões dianteira e traseira twin wishbone, travões em cerâmica de carbono e pinças de travão feitas à medida, atingindo um peso de 1200 kg.
A engenharia de ponta e os materiais excepcionais são utilizados em todo o automóvel. O desempenho aerodinâmico da parte inferior da carroçaria e da superfície foi optimizado através de análise CFD para melhorar o desempenho. O automóvel possui uma frente e uma traseira em fibra de carbono e um tejadilho totalmente em carbono com uma entrada de ar integrada.
A carroçaria inclui um sistema de proteção contra capotamento (ROPS) baseado na FIA e portas totalmente em fibra de carbono com barras de impacto laterais. Pode ser desenvolvido um pacote aerodinâmico opcional para utilização em pista.
A Tuthill continua empenhada em ultrapassar os limites da excelência automóvel, combinando décadas de experiência de condução no mundo real com engenharia inovadora.
Estamos muito satisfeitos com a parceria com a Michelin e com a utilização do veículo com o pneu Michelin Pilot Sport 4 S, de renome mundial. O Pilot Sport 4 S é a referência em termos de desempenho, sensação e manuseamento; um pneu verdadeiramente icónico com um carácter sem compromissos, tal como o GT ONE.
“Tem sido um prazer absoluto trabalhar com este grupo fantástico de pessoas em Wardington, que continuam a ter tanta paixão em criar estes carros fantásticos. No coração desta obra de arte está, obviamente, a constante procura da excelência mecânica. Inspirámo-nos em tudo o que fizemos no passado e inspirámo-nos no que outros fizeram antes de nós e continuam a fazer. Como de costume, espero sinceramente que aqueles que desejem possuir um destes também desejem conduzi-lo tantas vezes quanto possível e criar memórias que durem uma vida inteira.
A classe FIA GT1 permitiu aos fabricantes criar carros de corrida espectaculares. Pegámos nas melhores partes, mas concentrámo-nos em produzir um maravilhoso carro de estrada… Espero que todos possam desfrutar dele connosco!” – Richard Tuthill.
“Nunca teria imaginado que um dia me seria confiada a liberdade, neste ambiente, de revisitar o espírito de uma era automóvel como a da classe FIA GT1; é uma experiência muito profunda e pessoal para mim.
Espero que este projeto tenha uma ressonância emocional, que desencadeie um diálogo único, que lhe permita viajar no tempo e que, em última análise, enriqueça a sua coleção pessoal como o primeiro investimento numa série colecionável – que pretendo estabelecer nos próximos anos. Obrigado a todas as pessoas que ajudaram a dar vida a este projeto.” – Florian Flatau (Diretor de Design).