É um cliché em filmes e séries de polícia, mas não é ‘fita’. Há uma razão de segurança para os polícias tocarem primeiro na bagageira dos carros que mandam parar.

É uma cena muitas vezes repetida no cinema, mas é inspirada na vida real e correspondo ao protocolo de segurança de várias polícias, sobretudo nos Estados Unidos da América: depois de mandar encostar uma viatura suspeita à sua frente, o agente que sai do carro patrulha começa a abordagem lenta e cuidadosamente pela lateral, mas sempre pousando a sua mão direita ou na ótica traseira ou na tampa da mala.

Acredite que não é apenas estilo, nem nenhum movimento estudado para compor qualquer personagem de um filme.

Trata-se de um gesto definido por e para polícias com um objetivo muito claro, e especialmente indicado para os agentes que patrulham sozinhos. A abordagem é feita lateralmente em direção ao posto de condução e coloca os dedos de uma mão na área da bagageira. Com isto estará a comprovar que a tampa da mala se encontra fechara e nenhuma ameaça vai surgir daquele compartimento.

Depois, e mais importante, ao tocar na carroçaria do carro, exatamente naquela zona definida, o agente está a deixar marcadas na chapa as suas impressões digitais, o que torna mais fácil relacionar estabelecer uma relação com a viatura em caso de ataque ou incidente grave.