Helexia instala carregadores elétricos em empreendimentos turísticos

23/01/2023

Os clientes, visitantes e hóspedes do Praia D’El Rey Marriott Golf & Beach Resort e do Club House West Cliffs já podem carregar os seus veículos elétricos sempre que frequentam estas unidades, uma vez que a mobilidade elétrica está presente nos três resorts. Todo o projeto e operação de mobilidade é da responsabilidade da Helexia Portugal, que fez um investimento superior a 200 mil euros, no desenvolvimento e implementação do projeto.

Quem chega de veículo elétrico tem à sua disposição três carregadores rápidos duplos de 100 kw e seis normais de 22 kW, com ligação à rede MOBI.E. Esta rede de mobilidade consegue servir 11 viaturas em simultâneo. A instalação foi efetuada pela SISINT, entidade especialista em projetos de engenharia.

“Chegar de veículo elétrico a um hotel ou resort e sentir a segurança de poder carregar o carro é cada vez mais valorizado e utilizado como critério de escolha pelos clientes que procuram um espaço de lazer”, testemunha João Guerra, marketing & communication director, na Helexia Portugal.

Este é um projeto chave na mão em que toda a operação (monitorização e manutenção) dos carregadores é assegurada pela Helexia, integra:

  • Análise financeira e técnica;
  • Estruturação jurídica, onde todos os processos legais e de licenciamento são tratados pela Helexia;
  • Financiamento, com a totalidade do investimento no projeto, a ser suportado também pela Helexia. Com os resorts a beneficiarem desta contratação e utilização do serviço pois existe partilha de receitas entre parceiros;
  • Levantamento funcional e técnico para escolher a melhor solução para as necessidades do cliente;
  • Instalação final e engenharia, realizada em parceria com a SISINT e gerida pela Helexia.

“A Helexia quer ajudar a que o crescimento do setor do turismo tenha por base o eixo da sustentabilidade. Disponibilizar postos de carregamento elétrico é um bom contributo nesse sentido, para além de que é um serviço muito valorizado pelos clientes”, acrescenta João Guerra.

A operação e manutenção também fica a cargo Helexia, de forma a garantir a funcionalidade e conformidade do carregador. A Helexia ainda disponibiliza um Call Center de apoio aos postos de carregamento, que funciona 24/7 e é multilingue.

A pensar nos clientes nacionais, mas principalmente nos estrangeiros, que não estão familiarizados com a rede de carregamento nacional (MOBI.E) A Helexia assegura uma formação especial às equipas de Customer Service, de forma a conseguirem responder às dúvidas dos clientes. As equipas de manutenção do resort também tiveram uma formação técnica, de forma a perceberem como foi efetuada a instalação e a realizar algum tipo de despiste em caso de necessidade.

“Além dos serviços e comodidades que pretendemos oferecer aos nossos hóspedes, temos agora a facilidade de ter à nossa “porta“ carregadores Helexia para que a qualquer hora os hóspedes possam carregar as suas viaturas. Na Marriott, servir o nosso mundo é um dos nossos principais valores e o nosso trabalho será contínuo à medida que continuamos a abordar as mudanças climáticas, os recursos naturais mais escassos e as necessidades crescentes do planeta. Com as nossas metas concretas, mensuráveis e transparentes do Serve 360, podemos reduzir ativamente o impacto e os riscos ambientais nos nossos negócios, incorporar a sustentabilidade em toda a organização, nos manter responsáveis e aumentar a resiliência das comunidades nas quais conduzimos as nossas atividades comerciais”, revela, António Esteves, general manager, Praia D’El Rey Marriott Golf & Beach Resort.