Hexa. O drone para humanos só faz 15 minutos de voo e custa mais que um Ferrari

21/05/2023

Mais leve que uma moto da Ducati e mais caro do que um Ferrari exclusivo, o Hexa é um eVTOL desenhado para ser conduzido com pouco ou rigorosamente nenhum treino.

Depois dos autónomos que circulam sozinhos na estrada, é quase certo que teremos carros e motos a sobrevoar as cidades para fugir aos engarrafamentos de trânsito. O conceito do Hexa aproxima-se mais dos drones que estamos habituados a ver pilotar a partir do solo, mas também pode ser conduzido do interior.

Fabricado pela Lift Aircraft em Austin, no estado norte-americano do Texas, o Hexa está inserido na categoria dos eVTOL, de soluções de mobilidade vertical. Significa que o veículo elétrico pode virtualmente levantar e aterrar em qualquer ponto seguro, sem a necessidade de um heliporto ou de uma pista.

Ao contrário de outros protótipos em desenvolvimento, o Hexa prima pela simplicidade, pensado para ser conduzido praticamente sem experiência. A cúpula é fechada para proteger da deslocação do vento e melhorar a aerodinâmica, há um ecrã para a instrumentação no painel de bordo e, em vez de um volante convencional, há joystick que comanda o drone de foma muito simples e intuitiva. Há um botão para levantar voo, outro para aterrar e um terceiro marcado com a letra H (de heliporto), que funciona como uma espécie de comando de emergência, para a máquina regressar de forma autónoma ao ponto de partida.

Por razões de segurança, o Hexa pode ser programada para se autonivelar a todo o momento, garantindo, por exemplo, que nunca é ultrapassada a altitude máxima.

Tecnicamente, o modelo utiliza um sistema elétrico composto por oito baterias, mas o conjunto de conceção ultraleve, combinando fibra de carbono e peças em titânio, não ultrapassa os 195 kg.

A marca anuncia autonomia para até 15 minutos de voo (dependendo do peso do ocupante), o suficiente para cumprir a maioria dos trajetos urbanos, segundo o fabricante.

O Hexa vai estar disponível na segunda metade do ano, mas as entregas estão para demorar: a Lift já conta com uma lista de espera com mais de 15 mil encomendas, mesmo por um preço que ronda os 450 mil euros!