Nesta visão tecnológica em que uma enorme quantidade de elementos da vida quotidiana poderão estar conectadas entre si, a cooperação com as empresas especializadas no setor da tecnologia reveste-se de enorme importância para os fabricantes automóveis, com o grupo liderado pelo português Carlos Tavares a escolher a Huawei, gigante chinesa da tecnologia que tem vindo a ganhar terreno ao longo dos últimos anos em áreas como as dos smartphones, para dar esse passo em frente rumo à era digital de nova geração.
Um dos objetivos da parceria é o de proteger os dados e segurança digital dos seus utilizadores, estabelecendo-se uma nova plataforma virtual denominada Connected Vehicle Modular Platform (CVMP) que irá garantir a gestão segura do conjunto das interações digitais entre o automóvel e a cloud (ou nuvem, em português), assegurando a total integridade, autenticidade e confidencialidade dos dados.
A CVMP vai permitir a implementação de uma série de novos serviços, tais como o diagnóstico do automóvel à distância e a pedido, mas também a ativação de funções à distância como o controlo da carga da bateria (nos elétricos e PHEV) e o pré-aquecimento, a par de atualizações over the air das programações do automóvel, das informações de trânsito e da navegação, dados de carsharing e de gestão das frotas das empresas, além de serviços personalizados no automóvel, tais como o assistente pessoal.
“Estamos numa época de revolução digital. A Internet das Coisas (IoT) vai transformando muitos detalhes e tem de haver uma segurança eficaz dos dados. Estamos a desenvolver uma plataforma chamada ‘Connected Vehiclue Modular Platform’ com serviços individuais para cada cliente e gestão de frotas. Serão serviços ativados ou desativados remotamente, updates de software e de informação via wireless, assistente pessoal para os utilizadores e dados de partilha dos carros. Todos os dados serão encriptados e integrados com total confidencialidade”, explicou Patrice Lucas, num evento em Paris a que o Motor24 assistiu de forma exclusiva.
Após uma longa pesquisa de mercado, acabou por ser a Huawei a escolhida, com Eric Xu, presidente da companhia chinesa, a referir que “este esforço conjunto com a PSA será líder na partilha de dados da tecnologia automóvel. Estamos empenhados em construir um mundo mais conectado e melhor, o que inclui comunicação ente veículos. Quando tudo estiver conectado existirão imensas possibilidades em aberto. Esta parceria faz parte da estratégia da Huawei para melhorar o mundo. Temos em curso um processo de investimento contínuo nas áreas de Pesquisa e Desenvolvimento e de engenharia para acelerar a transformação da mobilidade na Europa e no mundo”.
As primeiras aplicações desta nova plataforma conjunta de serão lançadas para os clientes europeus e chineses em 2018, sendo depois espalhadas ao resto do mundo. Os novos serviços pensados para as necessidades de cada cliente serão lançados de forma gradual.