M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Oficialmente, a versão civil do Hummer deixou de ser produzida em 2006, mas o famoso veículo militar deixou uma legião de fãs, incluindo vários pequenos construtores que resolveram recriar este modelo todo-o-terreno da forma mais fiel possível, ou sob a forma de homenage, com o espírito original mas formas ligeiramente diferentes. É o caso da DSD Design & Motorsport, que promete construir um super-crossover, mistura de SUV, coupé e pick-up, chamado Golem.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O Golem é o segundo projeto desta casa espanhola, que o ano passado mostrou um superdesportivo chamado Boreas, que vai usar um motor com 1000 cv de potência e vai ter uma produção limitada a 12 unidades. Estes super-Hummer moderno também vai ter produção limitada. Até aqui, a DSD apenas mostrou o protótipo, que foi desenhado por alunos da Universidade Politécnica de Valência, mas a pequena marca espanhola tem planos para construir um máximo de 30 unidades, o que deve ser suficiente para garantir a exclusividade deste modelo.

O Golem promete ser bem maior que o Hummer. A DSD anunciou algumas especificações do super-SUV, que vai ter 5,3 metros de comprimento, 2,05 metros de largura e 1,7 metros de altura, mais próximo do luxuoso Cadillac Escalade que do minimalista Hummer. O construtor espanhol não revelou nada sobre o interior, mas se vai ter uma produção exclusiva, deverá ter um habitáculo recheado com acabamentos personalizados.

Em termos mecânicos, é aqui que o Golem se aproxima mais do Hummer. A DSD promete um motor V8 com 700 cv de potência, o que deixa antecipar uma origem americana (o mais fácil é usar um Chevrolet LS3 de 6,2 litros, dado que a General Motors tem um negócio de motores “crate”, ou seja, prontos a instalar), com algumas modificações para poder atingir esta potência elevada. Como seria esperado de um veículo com estas características, vai estar equipado com tração integral permanente, assim como uma caixa automática de oito velocidades (provavelmente a ZF usada nos carros de luxo da Audi, BMW e Jaguar).

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.