Com muitos ensinamentos derivados do mundo da competição, o Hyundai IONIQ 5 N insere-se num novo segmento de automóveis elétricos desportivos, com uma potência que pode chegar aos 478 kW/650 CV no modo mais dinâmico disponível neste modelo sem emissões locais. Este novo desportivo teve hoje a sua estreia mundial no Festival de Velocidade de Goodwood, em Inglaterra.

Primeiro passo na estratégia de eletrificação da gama N, a que se seguirão futuros modelos N elétricos, o IONIQ 5 N vem reforçar os três pilares de performance da gama N: ‘Corner Rascal’ (adepto de curvas), ‘Racetrack Capability’ (capacidade para entusiasmar em pista) e ‘Everyday Sportscar’ (desportivo para o dia-a-dia), tirando partido de tecnologias criadas para o desporto motorizado e de anos de desenvolvimento do modelo eletrificado.

O IONIQ 5 N combina a Plataforma Modular Global Elétrica (E-GMP), com as tecnologias dos desportos motorizados e tira partido da experiência com os ‘Rolling Labs (como por exemplo, os modelos RM20e, RN22e e N Vision 74), para maximizar as capacidades de alta performance deste EV e garantir que cumpre os três pilares de performance da gama N: ‘Corner Rascal’, ‘Racetrack Capability’ e ‘Everyday Sportscar’.

Para cimentar as suas capacidades estão dois motores elétricos, um por eixo, que lhe prefiguram tração integral, mas ao nível do chassis o IONIQ 5 N foi reforçado com diversas melhorias, recebendo 42 pontos de soldadura adicionais e 2,1 metros de adesivos suplementares para uma maior rigidez em curva. A montagem do motor e da bateria foi reforçada, enquanto os subquadros dianteiro e traseiro do chassis são melhorados para uma maior rigidez lateral. Os eixos de tração integrados (IDA), inspirados nos veículos do Campeonato Mundial de Ralis, são aplicados à frente e atrás e reforçados para suportar um binário mais forte do motor elétrico, reduzindo a massa não suspensa, juntamente com as jantes de alumínio de 21 polegadas.

Para melhorar a resposta e o ‘feedback’ da direção, a coluna de direção foi reforçada para melhorar a sua rigidez. Além disso, o veículo dispõe de um sistema N R-MDPS (Rack-Mounted Motor Driven Power Steering), com uma relação de direção mais elevada e um ‘feedback’ de binário melhorado. Estas melhorias resultam numa experiência de direção mais direta e comunicativa, que incutirá maior confiança nos condutores.

O N Pedal foi desenvolvido como uma solução para lidar com o peso e o tamanho inerentes aos veículos elétricos. Ao utilizar a força de desaceleração, é criada uma transferência de peso agressiva, resultando numa entrada em curva mais acentuada. Adicionalmente, o N Drift Optimizer ajuda a manter o ângulo de deslizamento através do equilíbrio de vários controlos do veículo que respondem a estímulos em tempo real. A função Torque Kick Drift integrada permite ao condutor simular a ação de pontapé da embraiagem dos veículos de combustão interna com tração traseira, para cenários de condução que requerem uma iniciação mais imediata de deslizamento. Este é o resultado de uma sofisticada tecnologia de controlo eletrónico.

O N Torque Distribution proporciona uma distribuição de binário totalmente variável à frente e atrás, que pode ser ajustada em 11 níveis. O e-LSD no eixo traseiro otimiza o desempenho e o controlo em curva enquanto sensores de roda adicionais e uma maior capacidade de amortecimento, com um tamanho de amortecedor aumentado, alargam a amplitude de desempenho da suspensão controlada eletronicamente.

Feito para aguentar as agruras da pista

Sujeito a um programa de testes intensivo, este elétrico beneficia de várias melhorias técnicas que lhe permitem resistir uniformemente aos desafios da pista. Os seus motores elétricos atingem as 21.000 rpm, fornecendo 478 kW/650 cv com o N Grin Boost. Isto é o resultado do inversor de duas fases, com maior eficiência energética para proporcionar uma maior potência de saída da nova bateria de 84 kWh. A potência em modo ‘Normal’ é de 448 kW/609 CV.

Entrando em detalhe, o motor dianteiro debita 166 kW/226 CV e o traseiro 282 kW/383 CV, para uma potência combinada de 448 kW/609 CV. Quando em função ‘boost’, a potência altera-se para 175 kW/238 CV, 303 kW/412 CV e 478 kW/650 CV dos motores dianteiro, traseiro e total, respetivamente.

A aceleração dos zero aos 100 km/h cumpre-se em 3,4 segundos e a velocidade máxima atinge os 260 km/h.

O N Grin Boost maximiza a aceleração com um incremento de potência por 10 segundos e o N Launch Control proporciona três níveis de tração diferentes para o arranque mais rápido possível, permitindo aos condutores arrancar com o seu veículo como um carro de corrida profissional. O Track SOC calcula automaticamente o consumo da bateria por volta.

O Hyundai IONIQ 5 N estabelece uma nova referência para a gestão térmica, em situações exigentes de pista. De acordo com a marca coreana, o IONIQ 5 N apresenta uma maior resistência à redução da potência induzida pelo calor – perda da potência máxima devido ao sobreaquecimento – do que os seus rivais diretos, valendo-se ainda de sistema melhorado de gestão térmica da bateria, com maior área de arrefecimento, melhor radiador do óleo do motor e refrigerador da bateria.

Antes de conduzir, o condutor pode utilizar o Pré-condicionamento da Bateria N para otimizar as células da bateria de forma a obter a temperatura mais eficiente em termos energéticos, escolhendo entre o modo “Drag” para uma curta explosão de potência máxima ou o modo “Track” que otimiza a temperatura mais baixa possível da bateria para mais voltas.

A função N Race otimiza adicionalmente a resistência do EV no circuito, dando aos condutores um controlo mais direto sobre a utilização de energia do carro. Com o N Race, os condutores têm a opção estratégica de dar prioridade a “Endurance” ou “Sprint”. A “Endurance” maximiza a autonomia na pista de corridas. Isto é conseguido limitando o pico de potência, o que resulta num aumento mais lento da temperatura. Comparativamente, o “Sprint” dá prioridade à potência e fornece picos mais curtos de energia total. Isto ajudará os condutores a gerir com precisão a sua estratégia energética e a criar uma janela de desempenho ideal para atingir os seus objetivos de desempenho de condução.

Para travar, possui travões N-tuned, que representam o sistema de travagem mais potente da Hyundai, com discos dianteiros de 400 mm de diâmetro com pinças monobloco de quatro pistões e discos traseiros de 360 mm. Estes travões são construídos com novos materiais leves e fluxo de ar otimizado, para uma melhor eficiência de arrefecimento. Além disso, o sistema de travagem regenerativa, normalmente utilizado para aumentar a eficiência, foi reinterpretado no Hyundai IONIQ 5 N para melhorar o desempenho da travagem. Funciona como a principal fonte de força de travagem, enquanto os travões mecânicos complementam a força de travagem adicional quando necessário, assegurando uma maior durabilidade em pista.

Para responder às duras exigências de travagem do circuito de Nürburgring Nordschleife, os engenheiros da Hyundai N conceberam o N Brake Regen, um sistema de travagem regenerador específico para o Hyundai IONIQ 5 N que oferece um máximo de 0,6 G de força de desaceleração, o que resulta numa menor força de travagem aplicada aos travões mecânicos.

Além disso, a travagem com o pé esquerdo permite que o pedal do travão e do acelerador funcionem ao mesmo tempo, durante a condução em pista.

Emotivo também no dia-a-dia

Como veículo desportivo para o dia a dia, o IONIQ 5 N proporciona uma sensação de mudança de velocidades envolvente e uma condução emocional através da integração do N e-shift e do N Active Sound +. O N e-shift proporciona um sentimento de controlo sobre a entrega de potência e a sensação de mudança de velocidades, enquanto o N Active Sound + funciona coletivamente para proporcionar não só um som EV futurista, mas também sons de motor e escape semelhantes aos de um motor de combustão interna, que proporcionam uma experiência mais envolvente ao volante.

O N e-shift simula a transmissão de dupla embraiagem (DCT) de oito velocidades dos automóveis N com motor de combustão interna. Simula uma mudança de velocidade através do controlo da saída de binário do motor e simula a sensação de solavanco entre mudanças.

O N Active Sound+ está associado ao N e-shift para melhorar a experiência de condução dos veículos elétricos, criando uma experiência sensorial mais envolvente e emocionante para o condutor. Incorpora um sistema de dez altifalantes (oito internos e dois externos), que oferece três temas sonoros distintos. O tema “Ignition” simula o som dos motores 2.0T dos Ns e o tema “Evolution” proporciona um som caraterístico de alta performance inspirado no RN22e. O tema “Supersonic” é um conceito único inspirado nos aviões de combate bimotores a jato, com volume variável durante as curvas.

Tal como o Hyundai IONIQ 5 de série, a variante N está equipada com o sistema V2L (Vehicle-to-Load), que permite ao condutor utilizar a energia da bateria do veículo elétrico para carregar dispositivos, tais como uma bicicleta elétrica, equipamento elétrico de campismo ou eletrodomésticos – mesmo quando o veículo está desligado.

“A Hyundai N é a ponta-de-lança da liderança tecnológica da Hyundai Motor Company”, afirmou Jaehoon Chang, Presidente e CEO da Hyundai Motor Company. “A combinação vencedora de conhecimentos tecnológicos e experiência em desportos motorizados da marca N está a expandir os limites do desempenho dos veículos, o que resultou mais recentemente no IONIQ 5 N, um veículo elétrico de alta performance. Os principais desenvolvimentos em torno deste veículo reforçarão ainda mais a competitividade de todos os modelos Hyundai no futuro. É para isso que existe a marca N”, acrescentou.

Design exclusivo

O modelo N distingue-se do modelo de base graças à alteração das proporções. É 20 mm mais baixo no total, 50 mm mais largo na parte inferior para acomodar pneus mais largos e 80 mm mais comprido devido ao difusor mais proeminente. O exterior acrescenta muitos elementos de design que melhoram o desempenho, tais como peças de acabamento pretas e um spoiler traseiro tipo asa, que realçam os aspetos desportivos face ao modelo de série e maximizam o seu potencial de condução em pista.

Na frente, existe um painel gráfico N Mask com uma rede funcional, juntamente com uma cortina de ar e aletas de ar para um arrefecimento adicional. Um spoiler percorre a parte inferior do para-choques para enfatizar a posição rebaixada da frente do automóvel e transmitir a sua intenção de desempenho. O “Laranja Luminoso” exclusivo na parte inferior da cobertura preta do para-choques dianteiro continua ao longo das saias laterais, conferindo ao Hyundai IONIQ 5 N um visual de carro pronto para correr em pista. Esta impressão é ainda reforçada pelas jantes de alumínio forjado de 21”, equipadas com pneus Pirelli P-Zero 275/35R21 de elevada aderência.

Na traseira, o proeminente spoiler em asa, exclusivo para a versão N, juntamente com o difusor traseiro e a saída de ar com um contorno de cor de laranja, ajudam a controlar o fluxo de ar para otimizar o desempenho. Integrada no spoiler está uma luz de travão HMSL triangular exclusiva para o N.

O interior do Hyundai IONIQ 5 N transmite o visual da gama N com a aplicação de elementos da marca N, incluindo o volante, os bancos, as soleiras das portas e os pedais metálicos. Os modos de condução podem ser personalizados e conjugados com cada botão em várias combinações, para maximizar o espírito de condução divertido do Hyundai IONIQ 5 N. O botão N Grin Boost, posicionado às 15h00 no volante, permite um acesso instantâneo e intuitivo, para maximizar a aceleração e a diversão na condução. As patilhas estão posicionadas de forma ideal, ao alcance da ponta dos dedos do condutor, para ativar as funções N e-shift e N Pedal.

Os bancos N têm apoios reforçados, para que, mesmo que ocorra uma forte aceleração lateral durante uma curva apertada, suportem firmemente a parte superior e inferior do corpo, para manter uma postura de condução estável em todos os momentos. Os bancos desportivos N estão posicionados cerca de 20 mm mais abaixo em comparação com o IONIQ 5.

O novo tema de bandeira axadrezada – inspirado nos icónicos pixéis paramétricos do Hyunai IONIQ 5 – pode ser encontrado nos painéis das portas, nos pedais metálicos e no apoio para os pés, representando o espírito desportivo da gama N.

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