A construção de casas poderá estar prestes a ser revolucionada com o crescimento das técnicas de impressão a 3D. A Apis Cor, uma companhia especializada na produção de edifícios – esse é aliás o seu lema – concluiu a sua primeira casa impressa em 3D, na região de Stupino, perto de Moscovo, na Rússia.

Apesar das temperaturas muito baixas da região, em redor dos 35 graus negativos, a construção da casa decorreu no mês de dezembro num período de apenas 24 horas. A casa, no entanto, com 38 metros quadrados, tem tudo o que uma habitação comum tem: casa de banho, cozinha e corredor de entrada.

Para produzir os diversos componentes da casa, a Apis Cor recorreu a uma impressora portátil (que começou pelas paredes e que depois foi retirada através de uma grua para que os trabalhadores pudessem concluir a obra), traduzindo o custo total de todo o empreendimento em 10.134 dólares, incluindo já todos os materiais e o mobiliário.

A impressora utilizada tem uma dimensão compacta e não necessita de preparação antes do início da obra, uma vez que tem um sistema de estabilização automático. Já o isolamento térmico ficou a cargo de materiais da TechnoNICOL, que também ajudou na produção do teto, construído de forma plana.

Apesar de o custo já ser baixo, a empresa estima que os custos podem ser ainda mais baixos no futuro, sendo que, atualmente, são já 70 por cento menos dispendiosas do que os de uma casa tradicional.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.