A poucos dias do tiro de partida para a sua comercialização, no mercado nacional, agendado para o próximo dia 13 de março, a BMW revelou, hoje, os preços dos novos M3 e M4. Enquanto o M3 estará disponível a partir dos €116.000, a versão M3 Competition elevará o valor para os €120.000. Por sua vez, o M4 tem como preço base os €117.000, mas a variante M4 Competition obrigará a um esforço financeiro de €121.000.
O visual das novas gerações dos desportivos M3 e M4 continua a ser marcada pela grelha dianteira em formato “rim”, de grandes dimensões, sendo que o grande foco estará debaixo do capot, onde habita um motor de seis cilindros em linha biturbo de 3.0 litros com 480 cv de potência e 550 Nm de binário na versão base, embora exista ainda uma variante mais potente, a Competition, também disponível nas duas carroçarias.
Os BMW M3 Sedan e M4 Coupé aceleram dos zero aos 100 km/h em 4,2 segundos, enquanto a barreira dos 200 km/h é superada em 13,7 segundos. Já os M3 Competition e M4 Competition surgem com 510 cv de potência e 650 Nm de binário, a par de algumas alterações no chassis para uma condução mais desportiva e prestações mais exclusivas. Ambas as versões aceleram dos 0-100 km/h em apenas 3,9 segundos e atingem os 200 km/h em 12,5 segundos.
No habitáculo, os modelos partilham uma configuração ergonómica, mas com diversos elementos desportivos que asseguram uma experiência mais exclusiva. Há bancos desportivos de nova conceção, com ajuste elétrico, revestimento em pele ‘Merino’ e ventilação.
Os novos M oferecem ainda novos modos de visualização das informações e do sistema de infoentretenimento, destacando-se o sistema opcional nos M3 e M4 Coupé (de série nas respetivas versões Competition) denominado M Drive Professional e concebido para utilização em circuito. Inclui o novo Controlo de Tração M, que permite ajuste do controlo de estabilidade (em dez estágios) de acordo com as preferências do condutor. Outras funções deste M Drive Professional é o analisador de drift, que grava e avalia os dados das manobras em curvas, e o cronómetro.
Entre outras mordomias, o painel de controlo na consola central também conta com um botão direto M Mode, para alterar as características do carro de forma direta, como as dos assistentes de condução e modos de visualização da instrumentação e head-up display. O condutor pode escolher entre os modos ‘Road’, ‘Sport’ e ‘Track’.
As primeiras impressões dinâmicas ficam reservadas para dia 10 de março.