Publicidade Continue a leitura a seguir

Jaguar deixa de vender carros novos no Reino Unido

Publicidade Continue a leitura a seguir

É uma decisão sem precedentes. Os novos Jaguar F-Pace já não estão disponíveis para venda no Reino Unido.

 

Com esta medida, a marca britânica deixa de vender carros novos naquele mercado, passando a comercializar apenas usados com garantia até 2026.

Os planos da marca passam por não vender quaisquer carros novos no Reino Unido até à chegada do seu primeiro modelo da próxima geração, o que deverá acontecer dentro de dois anos.

A decisão de deixar de vender os novos Jaguar F-Pace segue-se à retirada, no verão, do mercado britânico dos modelos XE, XF e F-Type, fabricados em Castle Bromwich, e dos modelos E-Pace e I-Pace, montados pela Magna Steyr na Áustria. O F-Pace, o I-Pace e o E-Pace continuam a ser produzidos para outros mercados globais.

A Jaguar vai passar por um “período de reinicialização”, afirmou ao Autocar o diretor-geral Rawdon Glover.

Numa declaração enviada à publicação especializada britânica pela empresa-mãe da Jaguar, a JLR, afirmava-se: “A partir de novembro de 2024, as vendas de novos Jaguar chegarão ao fim antes da revelação da nossa nova marca no final deste ano e do lançamento do produto em 2026.

“Cessámos agora a atribuição da nossa atual geração de veículos Jaguar. Temos uma seleção de modelos disponíveis para aquisição numa base de veículos usados aprovados (Approved Pre-Owned) através da nossa rede de retalho no Reino Unido.”

Falando anteriormente sobre a eliminação da linha atual da Jaguar, o chefe da JLR, Adrian Mardell, disse: “Não ganhamos dinheiro em nenhum desses, por isso estamos a substituí-los por novos veículos em arquiteturas recentemente concebidas”.

No final deste ano, a Jaguar vai reinventar a marca, tornando-se um construtor de veículos elétricos. Diz a marca que “a Jaguar irá transformar-se numa marca de luxo totalmente elétrica até 2025, com veículos de expressão única definidos por tecnologias pioneiras e um design visionário”.

A visão da Jaguar para o futuro próximo é que os seus veículos sejam “uma cópia de nada”. O próximo modelo de nova geração deverá ser lançado em 2026 poderá ser um GT elétrico de quatro lugares.

A decisão de interromper a venda de veículos novos no mercado britânico foi facilitada pelo facto de as vendas da JLR, a empresa proprietária da Jaguar, serem dominadas pelo Range Rover, Range Rover Sport e Land Rover Defender, representando o trio mais de metade do total.