A Jaguar Land Rover anunciou um investimento de 500 milhões de libras para transformar as suas históricas instalações de Halewood, a fim de apoiar o fabrico simultâneo de veículos eléctricos, juntamente com os modelos de combustão e híbridos existentes.
A fábrica de Halewood foi construída em 1963 para produzir o Ford Anglia e está agora a ser transformada para entrar na era eléctrica.
Com um investimento de 250 milhões de libras, a transformação envolveu, até à data, mais de um milhão de horas de trabalho de construção nos últimos 12 meses. A fábrica foi ampliada em 32.364m2 para fabricar os SUVs eléctricos de luxo de tamanho médio da JLR na nova plataforma de arquitetura modular totalmente eléctrica (EMA).
A fábrica histórica foi equipada com tecnologia que inclui novas linhas de fabrico de veículos eléctricos, 750 robôs autónomos, plataformas de calibração de sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS), tecnologia de alinhamento a laser para um ajuste perfeito das peças e os mais recentes sistemas de gestão digital da fábrica baseados na nuvem para monitorizar a produção e criar a “fábrica do futuro”.
Este investimento faz parte do compromisso da JLR com a estratégia Reimagine, que inclui a eletrificação de todas as marcas JLR até 2030 para alcançar a neutralidade de carbono em toda a nossa cadeia de abastecimento, produtos e operações até 2039.
A eletrificação é fundamental para esta estratégia. Halewood tem um futuro empolgante na produção simultânea de modelos electrificados com motor de combustão interna (ICE), PHEV e veículos eléctricos a bateria (BEV), e tornar-se-á a primeira unidade de produção totalmente eléctrica da JLR.
Barbara Bergmeier, Diretora Executiva de Operações Industriais, afirmou: “ Durante mais de duas décadas, Halewood tem sido o coração e a alma da JLR no Noroeste de Inglaterra, através da produção de veículos como o Range Rover Evoque e o Discovery Sport.
Halewood será a nossa primeira unidade de produção totalmente eléctrica, e os esforços incríveis das nossas equipas e fornecedores, que trabalharam em conjunto para equipar a fábrica com a tecnologia necessária para produzir os nossos veículos eléctricos de luxo de classe mundial, são prova disso.
Os trabalhos de transformação adicionais destinados a integrar veículos eléctricos de diferentes dimensões incluem o seguinte:
– Nova oficina de carroçaria com capacidade para produzir 500 modelos por dia.
– 1,4 km da oficina de pintura foram modificados com a expansão de fornos e sistemas de transporte para satisfazer a procura crescente de tectos contrastantes
– Construção de uma nova torre de armazenamento automatizado para carroçarias pintadas com capacidade para 600 modelos pintados
– Aumento do comprimento da linha de produção final de 4km para 6km para acomodar a montagem de baterias
– Expansão das estações de fabrico de veículos para 7 m para integrar as diferentes proporções dos novos veículos eléctricos com arquitetura modular eléctrica
– Introdução de 40 novos robôs móveis autónomos (AMR) para ajudar os trabalhadores na montagem de baterias de alta tensão
– Formação em alta tensão para mais de 1.600 empregados
– 16 milhões de euros de equipamento viável das instalações da JLR em Castle Bromwich, desde robots da ABB a veículos autónomos, foram integrados para reutilização nas novas instalações.
Reinventar a sustentabilidade: Para alcançar a neutralidade de carbono até 2039, a JLR também se concentrou em maximizar a utilização de energias renováveis e planeia instalar 18.000 painéis fotovoltaicos, que produzirão 8.600 GWh de energia, o equivalente a 10% do consumo de energia da fábrica.
Através de uma combinação de energias renováveis, mudança de combustível e produtos de eficiência energética, a JLR pretende eliminar 40.000 toneladas deCO2e da pegada industrial de Halewood como parte dos seus objectivos de neutralidade de carbono.
Nova formação do pessoal para a eletrificação: Como parte do Programa de Competências para o Futuro da JLR, a empresa investirá 20 milhões de libras por ano nas suas fábricas para permitir que os funcionários desenvolvam as suas carreiras e adquiram competências essenciais em novos sistemas, tecnologias e processos críticos para o futuro do fabrico e engenharia automóvel.
Neste contexto, a JLR está a abrir o novo Centro de Formação e Desenvolvimento de Halewood, onde os empregados receberão formação sobre veículos em várias fases do ciclo de produção, com especial incidência na Formação em Alta Tensão (HVT), incluindo processos de montagem de baterias. 1.600 funcionários já concluíram a formação em HVT e outros 100 receberão formação em breve.
Ecossistema digital: A nova tecnologia permite a instalação automatizada de portas nos veículos através de medições avançadas a laser, com o objetivo de garantir que o encaixe de cada porta é precisamente adaptado à carroçaria para assegurar uma qualidade de acabamento excecional.
A JLR está a procurar introduzir serviços avançados de condução autónoma e conectados alimentados por IA nos seus veículos da próxima geração, pelo que as instalações de Halewood dispõem agora de novas plataformas de calibração do sistema avançado de assistência ao condutor (ADAS) que permitem medir a capacidade de resposta do ADAS para garantir que cada veículo oferece o nível mais seguro de calibração para a futura condução autónoma.
Quando as novas linhas de produção tiverem concluído os primeiros testes de carroçaria da arquitetura modular eléctrica, a JLR continuará a testar e a otimizar a nova maquinaria e tecnologia antes do início da produção da arquitetura modular eléctrica.