Jaguar pensa num compacto premium para concorrer com o BMW Série 1

22/06/2020

O impacto da crise financeira provocada pela pandemia da Covid-19 sentiu-se com estrondo no seio da Jaguar Land Rover registou prejuízos superiores a 471 milhões de euros no ano fiscal que terminou a 31 de março. A paralisação na produção, a diminuição enorme da procura conduziu a uma quebra drástica das receitas, invertendo os números positivos registados na segunda metade de 2019, conseguidos na primeira fase do ‘Project Charge’, plano específico do consórcio para a redução de custos e para o regresso aos lucros na Jaguar.

A marca confirma que os próximos meses serão cruciais, esperando-se mais cortes e até a mais do que provável restruturação da gama, com saídas e algumas entradas. De acordo com os ingleses do Autocar, entre os novos projetos que estão a interessar os responsáveis do emblema do felino estará um compacto premium para competir diretamente com os populares BMW Série 1 e Mercedes-Benz Classe A.

A estreia do fabricante britânico no segmento que vale 800 mil unidades/ano só no mercardo europeu far-se-ia com um modelo com carroçaria de cinco portas, hatchback, com cerca de 4,50 metros de comprimento, fundamental para atrair clientela mais jovem.

Em entrevista ao Autocar, Julian Thompson, responsável pelo departamento de design da Jaguar, garantiu que seria um prazer desenhar carros mais pequenos. “Acho que é altura certa para o fazer. A Jaguar precisa de um produto global que seja capaz de atrair clientes mais jovens e também do sexo feminino”, afirmou.

Já do ponto de vista técnico, a criação de uma plataforma a partir da base MLA do novo XJ pode ser uma opção, embora pareça fazer mais sentido o aproveitamento da base de tração dianteira da BMW, alargando o âmbito da parceria estabelecida com a marca bávara para o desenvolvimento de motores.