A Jaguar confirmou a sua passagem para a eletrificação total a partir de 2025, garantindo que apenas venderá modelos 100% elétricos a partir dessa data. Já a Land Rover também terá uma forte aposta nos elétricos, mas manterá alguns motores de combustão para variantes híbridas ou utilizações muito específicas.

Os anúncios foram feitos hoje, ao abrigo da apresentação do novo plano estratégico do grupo Jaguar Land Rover – denominado ‘Reimagine’ – para os próximos anos, com o novo CEO da companhia, Thierry Bolloré, a traçar o caminho para as duas marcas, que deverão manter-se como expoentes máximos do luxo e requinte britânico.

No centro deste plano está a eletrificação das marcas Land Rover e Jaguar, com arquiteturas separadas em personalidades muito vincadas e distintas. Na Land Rover, o veículo e o condutor tÊm como finalidade a aventura, com a marca a prever o lançamento de seis novos modelos elétricos nos próximos cinco anos, distribuídos pelas famílias Range Rover, Discovery e Defender. O primeiro dos elétricos chegará em 2024.

Já a Jaguar transformar-se numa marca 100% elétrica já em 2025, após uma reconversão decisiva que trará novas tecnologias e experiências assentes no luxo e na imagem. Novidade é também o facto de o XJ não surgir como parte dos lançamentos previstos para os próximos anos, ainda que o nome possa ser retido. De acordo com a marca, “o substituto previsto para o Jaguar XJ não fará parte da gama, enquanto a marca procura formas de concretizar o seu potencial único”.

Em 2030, porém, a Jaguar e a Land Rover irão oferecer modelos elétricos em todas as gamas, com a totalidade dos automóveis vendidos pela Jaguar a serem elétricos e cerca de 60% dos da Land Rover vendidos com emissões zero.

O grupo, detido pela indiana Tata, prevê atingir a neutralidade de emissões de carbono em toda a sua linha de fornecimento, produção e operações em 2039, prevendo igualmente a adoção de pilhas de combustível ‘limpas’ a par da maturação da economia do hidrogénio. Os protótipos deverão chegar às estradas britânicas ao longo dos próximos 12 meses.

Além de todos os esforços na área da sustentabilidade, a JLR prevê concretizar um investimento anual de cerca de 2.5 mil milhões de libras em tecnologias de eletrificação e desenvolvimento de serviços de conectividade para melhorar a experiência de utilização dos seus clientes. Exemplo disso é a expansão a mais mercados do plano de subscrição de modelos do grupo, o Pivotal, que teve um crescimento de 750% no ano fiscal de 2020, depois do lançamento bem-sucedido no Reino Unido.

Bolloré, um antigo executivo do Grupo Renault, que chegou a assumir a sua liderança depois do afastamento de Carlos Ghosn, explicou que “a Jaguar Land Rover é única na indústria automóvel mundial. Criadores de modelos sem igual, um entendimento sem rival das necessidades futuras do luxo dos seus clientes, emocionalmente rica em igualdade, um espírito britânico e com acessibilidade sem paralelo a parceiros líderes globais na tecnologia e na sustentabilidade dentro do mais amplo Tata Group”.

Gama moderna com duas identidades

Sem anunciar medidas decisivas para os modelos atuais da Jaguar e da Land Rover, a companhia pretende incrementar os seus padrões de qualidade, eficiência e reorganização, procedendo a um esforço de redimensionamento das suas operações. Mas, a ideia de criar personalidades distintas para as duas marcas será fundamental.

A Land Rover vai utilizar a nova plataforma flexível Modulas Longitudinal Architecture (MLA), que permitirá a utilização de motores de combustão interna eletrificados (com algum nível de hibridação) e variantes 100% elétricas, a par da Electric Modular Architecture (EMA) dedicada unicamente para os elétricos. Por seu turno, os futuros automóveis da Jaguar serão produzidos unicamente numa arquitetura elétrica.

O grupo JLR estabeleceu ainda uma noção de simplificação para o futuro, consolidando o número de plataformas e de modelos produzidos por fábrica, incrementando dessa forma os padrões de qualidade e de economias de escala para o segmentos dos carros de luxo.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.