Jensen 541S, o primeiro automóvel britânico com cintos de segurança

20/04/2023

A Jensen foi uma construtora de automóveis de luxo, desportivos e comerciais britânica, fundada por Alan e Richard Jensen em 1922, inicialmente como W J Smith & Sons Limited. Infelizmente, em 1976 a marca desapareceu, tendo reaparecido em 1998, mas voltou à inactividade em 2011.

 

Em 1955, iniciaram a produção do modelo 541, com uma carroçaria construída num material inovador, a fibra de vidro. Além disso tinha uma grelha em que a abertura poderia ser ajustada pelo condutor. O modelo evoluiu para o 541R em 1957, sendo um dos GT mais rápidos da época. Em Outubro de 1960, foi lançada a última evolução, o 541S.

O Jensen 541S era a versão mais larga da série 541 do construtor britânico, com mais quatro centímetros de largura em relação ao anterior 541R, fazendo com que fosse mais espaçoso e, ao mesmo tempo, mais estável e com um melhor rolamento. Ao contrário dos anteriores, este tinha uma grelha convencional, sem a possibilidade do condutor regular a abertura, para assim ganhar mais espaço para o suposto novo motor V8.

A Jensen considerou instalar o motor V8 Chrysler Hemi, mas isso foi posto de parte, devido a problemas com o fornecimento dos mesmos. Assim, o Jensen 541S utiliza o motor de seis cilindros em linha Austin DS5, de quatro litros de cilindrada, com algumas alterações efectuadas pela Jensen, como os carburadores triplos SU H4, a cabeça do motor Weslake de maior taxa de compressão, dois colectores de escape melhorados e um radiador de óleo em alumínio. A pedido de Donald Healey que, posteriormente, seria responsável pela parceria entre a Jensen e a Healey, foi montado um exemplar com o motor V8 Chevrolet 327.

Acoplado ao motor estava, em grande parte, uma caixa automática Hydramatic da Rolls-Royce, produzida sob licença da General Motors. Era algo inédito pois, por norma, os automóveis desportivos da época tinham todos caixa manual. Ainda assim, a pedido de alguns clientes, foram montadas caixas manuais da Moss. Como extra, o 541S poderia ser pedido com um diferencial autoblocante Salisbury.

O Jensen 541S fica também na história por ter sido o primeiro automóvel britânico equipado de série com cintos de segurança. Ao nível da segurança, foram também montados quatro discos de travão da Dunlop e uma caixa de direcção de pinhão e cremalheira. Vinha ainda de série equipado com extintor, kit de primeiros socorros e rádio Motorola.

Um total de 127 exemplares foram construídos à mão, entre 1960 a 1962, na fábrica da Jensen, em West Bromwich, sendo alguns entregues ainda no ano de 1963. Desses, somente 22 exemplares estava equipados com caixa de velocidades manual. O 541S seria substituído, em 1962, pelo Jensen C-V8.