Jim Rowan, diretor geral da Volvo vence prémio CEO do ano
Fernando Marques
Publicidade • Continue a leitura a seguir
O CEO da Volvo Cars foi distinguido na categoria CEO of the Year, uma distinção de prestígio atribuída anualmente pela Automotive News Europe aos gestores que sejam capazes de ultrapassar as expectativas.
“É uma honra receber o Automotive News Europe – CEO of the Year Award. Gostaria de o fazer em nome da incrível equipa da Volvo Cars. Este reconhecimento não tem apenas a ver com os resultados do negócio – tem a ver também com o trabalho árduo e com a dedicação que são necessários para moldar o futuro da mobilidade. Na Volvo Cars estamos não só empenhados em apresentar um forte desempenho, como também estamos focados em criar tecnologias que tornem os automóveis mais seguros e mais sustentáveis para as gerações vindouras. Orgulhosos do que alcançámos juntos e ainda mais entusiasmados com o que está para vir!” Jim Rowan, CEO – Volvo Cars
90/90 day event
Segundo a Automotive News Europe, “Rowan chegou à Volvo poucos meses depois da sua entrada no Nasdaq Stockholm, que foi a maior IPO da Europa em 2021, sem qualquer experiência anterior como CEO de uma empresa automóvel. No final de 2022, Rowan subiu confortavelmente ao palco para revelar o modelo totalmente elétrico mais caro da Volvo, o EX90, um SUV de grandes dimensões, e para dar a conhecer o que viria a ser o seu veículo elétrico mais acessível. Em 2023, Rowan não só estreou o primeiro veículo elétrico da Volvo, o EX30, como também liderou grandes melhorias nos veículos eléctricos e híbridos plug-in existentes do fabricante. A recompensa pelo seu trabalho foi um recorde de vendas globais em 2023 de 708.716 unidades e um lucro operacional recorde de 25,6 mil milhões de coroas (2,3 mil milhões de dólares).”
Jim Rowan, natural de Glasgow, na Escócia, tem um mestrado em gestão com ênfase na cadeia de fornecimento e logística pela Northumbria University, no norte de Inglaterra. Antes disso, combinou os estudos universitários na Glasgow Caledonian University com um estágio de quatro anos em engenharia mecânica. Rowan trabalhou para a Blackberry como COO de 2008 a 2012. Durante o seu mandato, as receitas da Blackberry aumentaram de 5 mil milhões de dólares para 20 mil milhões de dólares. Rowan mudou-se para a Dyson em 2012 como COO e, em 2017, tornou-se CEO, cargo que ocupou até 2020. Na Dyson, apresentou um crescimento e resultados financeiros recorde. Rowan assumiu o cargo de CEO da Volvo Cars em março de 2022.
A Automotive News destacou também o facto de, em 2023, a marca sueca ter apresentado não só um recorde mundial de vendas com 708.716 unidades, como também um lucro operacional recorde de 2,3 mil milhões de dólares.
Em 2024, a Volvo mantém o ritmo a caminho de outro recordes, com as vendas globais a crescerem 10% até setembro.