João Dias lidera Baja TT Norte que decorre em Trás-os- Montes

06/05/2023

Piloto venceu, este sábado, o primeiro setor seletivo ao volante de um Canan Maverick X3, classe T3. Parte para o segundo dia da prova à frente na classificação geral.

 

O piloto João Dias, ao volante de um Canan Maverick X3, classe T3, venceu, este sábado,
com o navegador João Miranda, o primeiro setor seletivo da Baja TT Norte de Portugal. Percorreu 169 quilómetros em 2:00:57.0 e ocupa a liderança da geral, mantendo perspetivas positivas para a jornada deste domingo.

Tiago Reis e o navegador Valter Cardoso, em Toyota Hilux da categoria T1+, ficaram em
segundo lugar (+9.0) O piloto João Ramos e o navegador Pedro Ré ficam em terceiro (+43.0). Na geral, Tiago Reis e companhia ocupam a segunda posição, mas a terceira é ocupada por Alexandre Pinto e Gonçalo Magalhães, em Canan Maverick X3, classe T3, relegando João Ramos e Pedro Ré para o quarto lugar.

A Baja TT Norte de Portugal é organizada pelo CAMI – Motorsport, decorre até domingo nos
concelhos de Valpaços, Murça e Macedo de Cavaleiros, e tem em competição cerca de 50 pilotos. É pontuável para o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno AM 48 e para a Taça Ibérica de Todo-o-Terreno.

“Não correu como estava à espera, mas correu bem”, confessou João Dias no final da prova
de sábado. Pouco tempo depois já estava a experimentar o carro, entretanto colocado como um brinco pela equipa de mecânicos, para este domingo “poder atacar” e “levar o melhor resultado à geral”.

 

Tiago Reis também fez um “balanço positivo” apesar de o seu carro pertencer a uma classe
de veículos mais largos. “Mas estamos muito contentes, porque a corrida está em aberto e ainda faltam muitos quilómetros”. Apesar do “desejo de vencer”, nota que “há um campeonato pela frente e que não pode ser posto em risco”.

João Ramos fez um prólogo “demasiado cauteloso” na sexta-feira, devido às caraterísticas
demasiado estreitas do percurso. “É mais difícil para mim andar devagar do que andar depressa, o que fez que perdesse bastante em relação aos meus adversários, o me relegou para o 12º lugar no arranque para esta prova”, sublinhou. Este sábado perdeu “demasiado tempo devido ao pó” dos carros que iam à frente e ficou em quarto. Apesar disso, “os quatro primeiros vão estar [este domingo] numa luta contra o tempo”, o que considera ser “muito interessante”.

A Baja TT Norte de Portugal não começou bem para Armindo Araújo, que já foi campeão
nacional de rali por sete vezes, e que este ano acumula o campeonato de ralis com o Nacional de Todo-o-Terreno.

Um “problema técnico” no prólogo de sexta-feira “condicionou muito” a prestação do
Canam Maverick T3 com o navegador Luís Ramalho neste sábado. Todavia, deu “um salto grande para o Top10”, o que, mesmo assim, não salva a corrida, já que “o tempo perdido é muito”. A expetativa para este domingo é boa, mas “não deve dar para recuperar o tempo perdido”.

Depois de 169 quilómetros percorridos nos concelhos de Valpaços e Murça, os pilotos
mostram-se satisfeitos com o percurso, o que agrada a Nuno Loureiro, presidente do CAMI – Motorsport, organizador da prova que este domingo também passa por Macedo de Cavaleiros.

“Os trilhos na Serra de Bornes são lindíssimos e permitem ver paisagens de cortar a
respiração”, salienta Nuno Loureiro, realçando que o que distingue esta prova é “a diversidade paisagística e a qualidade do terreno, que permite zonas rápidas”.

O público tem zonas de espetáculo específicas que estão disponíveis num guia criado para o efeito, para que ninguém perca os melhores momentos da prova e, sobretudo, para que possa assistir em condições de segurança.

Pode obter mais informação em cami.pt

Texto: Eduardo Pinto