Lamborghini comemora o seu motor V12 no Murciélago

27/09/2022

Em 2022, a Lamborghini está a celebrar o seu motor V12: o lendário motor de 12 cilindros que propulsiona os seus modelos mais icónicos há quase 60 anos.

Entre estes está o Murciélago, o modelo Lamborghini que, fazendo a sua primeira aparição no Salão Automóvel de Frankfurt em setembro de 2001, teve a tarefa de levar o histórico motor V12 para o século XXI. E fê-lo da forma mais extraordinária, dado que quando este modelo fez a sua estreia, o motor de 6,2 litros tinha uma potência máxima de 580 CV. Este era um valor extremamente elevado, considerando a utilização dos grandes catalisadores necessários para que o automóvel fosse aprovado em todos os mercados mundiais, incluindo os mais rigorosos em termos de emissões.

O Murciélago foi o primeiro Lamborghini a ser inteiramente concebido através de um sistema CAD-CAM, que garante uma precisão de conceção do mais alto nível e permite uma qualidade significativamente superior de montagem e acabamento. Em termos de aspeto, o Murciélago ganhou forma, na sua totalidade, dentro do novo departamento de design, o Lamborghini Centro Stile, sob a direção de Luc Donckerwolke, designer que já tinha redesenhado o Diablo mas que, com o Murciélago, teve o raro privilégio de começar a desenvolver quer o design da carroçaria, quer o dos interiores, a partir de uma folha em branco. A altura total era de apenas 120 centímetros e a marca distintiva da abertura das “portas em tesoura” foi mantida.
No início da sua produção, o Murciélago estava apenas disponível numa versão hard-top com um motor de 6,2 litros com 580 CV de potência às 7.200 rpm. Graças à lubrificação por cárter seco, o motor do Murciélago foi posicionado cinco centímetros mais baixo do que o do Diablo, com claros benefícios em termos dinâmicos. Podia atingir uma velocidade máxima de 330 km/h e acelerava de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos.

Ao Murciélago coupé juntou-se então a versão roadster em 2004. Os modelos Murciélago de segunda geração, formalmente o Murciélago LP 640-4 (em versões fechada e roadster), fizeram a sua estreia em 2007 e permaneceram em produção até 2010 com o motor V12 a proporcionar uma potência aumentada para 640 CV às 8.000 rpm. Em 2010, chega o Murciélago LP 650-4 Roadster, de capota soft top manual, com um motor de 6,5 litros com 650 CV às 8.000 rpm e em 2009-2010 é introduzido o 670-4 SV (Super Veloce). Com 670 cavalos e uma velocidade máxima de 341 km/h, era 100 kg mais leve graças à utilização de fibra de carbono na produção de vários componentes.

Todos os modelos Murciélago dispõem de tração integral, um sistema “emprestado” diretamente pelo Diablo, com o diferencial de acoplamento viscoso Ferguson a ser capaz de distribuir até um máximo de 70% do binário no eixo traseiro e 30% à frente. A estrutura inferior em fibra de carbono com painéis de fundo mistos com alumínio foi, na altura, a estrutura de suporte mais rígida alguma vez produzida pela Lamborghini. O chassis foi completamente revisto, com nova suspensão e geometria.
Transmissão mecânica

O Murciélago foi o último Lamborghini com motor V12 a dispor de uma transmissão mecânica, neste caso, de seis velocidades com marcha atrás. Mais tarde, a transmissão manual foi complementada por uma transmissão automatizada, controlada eletronicamente, com passagens sequenciais através de patilhas colocadas atrás do volante.