A Stellantis e a Santander Consumer Finance criaram uma empresa de renting multimarca, dentro do universo grupo. Chama-se Leasys e aponta diretamente à liderança europeia no campo da mobilidade.
É uma joint venture que promete, nada mais, nada menos, do que revolucionar a área da mobilidade, com soluções que vão desde o crédito, ao ALD, ao leasing e ao (muito apetecível) mercado do renting a particulares.
A nova empresa responde pelo nome de “guerra” Leasys e funde a antiga Free2move Lease, sob a chancela da Stellantis, criando, segundo os responsáveis, a quinta maior empresa de leasing operacional europeu, com uma frota de 828.000 veículos em oito mercados distintos. Segundo anunciaram os responsáveis, a “ambição” será tornar-se líder em serviços de mobilidade, com uma meta de frota de um milhão de veículos até 2026, mantendo, apesar de tudo, sempre o foco no mercado de clientes B2B.
O facto de operar sob o “chapéu” da Stellantis permite aos clientes da Leasys adquirir modelos das marcas Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS, Fiat, Jeep, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot e Dodge, recorrendo ao modelo de financiamento mais adequado às suas necessidades.
A apresentação deste novo modelo de negócio deu-se em dois momentos. Num primeiro, José Luis De Mora, CEO do Santander Consumer Finance, explicou que “as mudanças nos hábitos de mobilidade exigem respostas diferentes da nossa parte”. E foi mais longe: “A flexibilidade é a chave para os automóveis elétricos, e oferecemos soluções que vão desde a compra tradicional para a vida, até à possibilidade de aluguer por subscrição”.
Num segundo momento, coube aos responsáveis da Leasys, como Rolando D’Arco, explicar o motivo porque falam no “início de uma nova era”. O CEO da empresa não poupou nas palavras. “Com a ambição de nos tornarmos um dos players líderes na Europa, desenvolvemos um plano de negócios sólido e arrojado. Estamos confiantes de que a nossa frota chegará a um milhão de veículos até 2026, aumentando o seu valor em 50%. Além disso, esperamos um crescimento de cerca de 30% da nossa estrutura organizacional internacional nos próximos três anos. Esses números destacam como a combinação da Leasys e da Free2Move Lease é impulsionada por uma trajetória de crescimento constante”, afirmou.
De referir que a Leasys trabalhará para tornar o ALD e o leasing operacional a “força motriz” na transição para a eletrificação, dado que ambas as soluções são essenciais para tornar os veículos elétricos mais acessíveis.
Philippe de Rovira, Chief Affiliates Officer da Stellantis, por sua vez, explicou que os atuais clientes da ALD Automotive em Portugal podem continuar as suas relações com esta nova marca, mesmo com marcas fora do grupo. “O nosso interesse é garantir a mobilidade dos nossos clientes”, disse o responsável durante a conferência em streaming.
O responsável acredita que “simplificar” é a chave do sucesso no negócio da mobilidade sustentável. “Permite uma agilidade superior para melhor servir os nossos clientes, um melhor apoio à comercialização através das marcas da Stellantis e um reforço da competitividade através do aproveitamento de várias sinergias”, afirmou Philippe de Rovira na apresentação da Leasys.