Lexus LM 350h: Viajar em quatro rodas com o luxo de um jato privado

27/10/2023

Não podemos dizer que este monovolume será a alternativa para todos aqueles que não podem viajar de jato privado, mas para quem já o faz, certamente que nas deslocações em terra vai querer ter a mesma experiência que acabou de ter no ar.

 

O Lexus LM segue a filosofia que a marca define como: “o próximo capítulo”, e integra novas plataformas, motorizações e tecnologia inovadora. Estreia ainda na frente um novo design distinto, mas pouco consensual, a fazer lembrar os robôs Cylon da série televisiva Battlestar Galactica dos anos 1980.

Para movimentar os 2345 kg do LM 350h, a escolha da Lexus foi um sistema de propulsão híbrida com um motor a gasolina atmosférico de 2,5 litros com 190 cv e 239 Nm, mais dois motores elétricos: um na frente com 182 cv e 270 Nm, e outro no eixo traseiro com 54 cv e 121 Nm para garantir tração às quatro rodas. A potência combinada é de 250 cv, acelera dos 0-100 km/h em 8,7 segundos, e a velocidade máxima são 190 km/h. Em percursos combinados, a marca diz ser possível obter consumos de 7,0 litros/100 km.

Este monovolume de luxo tem a particularidade de se basear na plataforma global GA-K, utilizada também nos SUV NX e RX. Sendo concebida para automóveis, tem vantagens óbvias face a uma solução de compromisso que seria adaptar uma de outro tipo de viatura para esta finalidade.

a frente do LM tem um design pouco consensual

Desde logo o conforto a bordo pelo facto de ter um centro de gravidade mais baixo, e suspensão traseira independente. Os amortecedores dianteiros fazem uma leitura constante da estrada, e transmitem a informação aos traseiros que se ajustam automaticamente às irregularidades que vão encontrar para uma estabilidade a bordo sem precedentes. Num estudo efetuado pela Lexus, concluíram que quanto mais estável está a cabeça dos passageiros quando viajam de automóvel, mais relaxados chegam ao final da viagem.

a bordo das duas versões do LM, os melhores lugares são os da fila de trás

Apesar do excelente trabalho que a Lexus fez para dotar o LM com a experiência de condução e todas as tecnologias que é possível encontrar nos seus automóveis, os melhores lugares são os da fila de trás. Existem duas versões do LM que diferem entre si sobretudo pelo número de lugares: sete ou apenas quatro, em que na segunda opção tem também uma divisória física em vidro. Esta pode ser escurecida com o simples toque de um botão num dos dois controlos remotos disponíveis semelhantes a um smartphone, garantindo privacidade total a quem vai nos lugares traseiros.

A privacidade não impede que se tenha uma clara visão do que se passa no exterior através da ampla área vidrada que existe no LM. O espaço extra que existe na versão de apenas quatro lugares permite, por exemplo reclinar completamente as duas poltronas da fila de trás, equipadas com sistema de massagem, refrigeração e aquecimento com opção de escolher a temperatura desejada para diferentes partes do corpo.

A divisória entre os espaços está também equipada com um ecrã de 48 polegadas. Pode funcionar como ferramenta de trabalho, em que se podem fazer reuniões por videoconferência, ou ligar até dois computadores com a divisão do ecrã em dois. No entanto é a componente lúdica que mais impressiona, ao ser possível desfrutar da qualidade excecional das 23 colunas de som do sistema de áudio Mark Levinson 3D Surround Sound, que inclui a função de cancelamento de ruído ativo, que atua tal como nos atuais auscultadores. A eficácia do sistema é tão elevada que a Lexus decidiu deixar entrar algum ruído, sobretudo da deslocação do ar em torno da carroçaria para que os ocupantes possam ter a sensação de movimento.

4 das encomendas europeias
são para Portugal

Quanto custa tudo isto? A versão de sete lugares custa 143 850 euros e a de apenas quatro lugares são 170 500 euros. Segundo a marca já foram feitas 600 encomendas para a Europa, sendo que 4 são para Portugal.