Após vários anos a operar com bicicletas elétricas partilhadas na cidade de Lisboa, a Lime decidiu substituir toda a sua frota com o objetivo de melhorar a qualidade do serviço para os locais, e acelerar a adoção de uma mobilidade verde na cidade, incentivando mais pessoas a deixar o carro e optar por uma alternativa de transporte com zero emissões.
O lançamento da nova frota de bicicletas representa mais um marco para a Lime no país e destaca a ambição da empresa de ser um parceiro sólido em inovação e sustentabilidade para o município.
A Lime é a única empresa de mobilidade elétrica partilhada que desenha os seus veículos e baterias internamente: esta autonomia permite um maior controlo sobre o impacto ambiental da sua atividade, incluindo a gestão das baterias no final da sua vida útil, garantindo aos utilizadores sustentabilidade e segurança no uso diário. No novo design, a bicicleta é composta por peças individuais, o que significa que as peças de substituição podem ser reparadas isoladamente, resultando numa taxa de reciclabilidade de 96%.
A inovação mais significativa foi a adoção de tecnologia de baterias intercambiáveis, que têm uma vida útil de mais de 7 anos, tornando as novas bicicletas mais duráveis. Com esta escolha, a Lime espera aumentar significativamente a eficiência e a sustentabilidade das operações, melhorando também a disponibilidade dos veículos para os utilizadores. Com a maior escalabilidade global de baterias e veículos, a Lime prevê reduzir os custos operacionais, libertando recursos para reinvestir na redução das emissões de carbono das suas operações diárias.
Outras melhorias nas bicicletas elétricas incluem: Maior eficiência do motor, ajudando os utilizadores a superar subidas com mais facilidade; Estrutura baixa e assento ajustável, permitindo melhor acessibilidade para todos; Novo ecrã, oferecendo uma leitura mais intuitiva das informações pelo utilizador; Modulação adaptativa de velocidade e mudanças de marcha, proporcionando uma experiência de condução mais fácil e suave; Design modular que permite reparações mais simples e prolonga a vida útil do serviço para mais de 7 anos.
“Estamos muito orgulhosos de ser o único fornecedor de micromobilidade que fabrica tanto os seus veículos como as baterias internamente. Isso permite-nos desenvolver tecnologias cada vez mais avançadas, mas também mais sustentáveis e intuitivas para os nossos utilizadores. À medida que continuamos a defender menos carros nas áreas urbanas, queremos facilitar a transição das pessoas em favor das bicicletas. É por isso que estamos entusiasmados que os nossos utilizadores em Lisboa possam agora experimentar as melhores bicicletas partilhadas do mercado para um serviço mais fiável e de qualidade”, afirmou Hadi Karam, Diretor Regional da Europa Ocidental na Lime.