Lisboetas são os que mais usam carro próprio na Europa

06/09/2017

Adeptos dos transportes públicos, mas fortes defensores dos carros próprios. Assim se podem caracterizar os habitantes da área metropolitana de Lisboa, de acordo com um estudo da ORB, que adianta, ainda, que os cidadãos da capital lusa e os de Roma são os que mais inclinados estão para a utilização de aplicações de mobilidade alternativas e de partilha automóvel.

Estas são apenas algumas das linhas caracterizadoras que se podem encontrar a partir do estudo levado a cabo pela ORB e promovido pela Uber, com Lisboa a ser a cidade europeia em que mais se utiliza o carro próprio: no total, foram 71% os inquiridos que assumiram a utilização de carros próprio pelo menos uma vez por dia.

Apesar deste valor, o mesmo estudo dá conta de que 76% dos inquiridos consideram que aplicações como a Uber ou semelhantes são alternativas à utilização de carro próprio e 77% das pessoas responderam mesmo que considerariam a posse de apenas um carro se conseguissem facilmente a combinação entre aplicações de mobilidade e uma rede de transportes públicos fiável. As preocupações ambientais estão presentes para mais de 93% dos inquiridos.

Uma das conclusões deste estudo indica que a maioria dos europeus recorrem a aplicações de mobilidade como alternativa ao carro próprio. Das dez capitais europeias que participaram no estudo, mais de dois terços (67%) acredita que aplicações de mobilidade são uma boa alternativa ao carro próprio, sendo que 80% dos inquiridos já reservaram um carro através da aplicação no último ano.

Os lisboetas revelam-se dos europeus que mais utilizam os transportes públicos. Lisboa tem a segunda taxa mais alta no que diz respeito à utilização do metropolitano ou comboio (só ultrapassada por Paris) com 49% dos inquiridos a utilizarem estes meios de transporte diariamente, e a mais alta utilização diária do autocarro, com 50% dos inquiridos a optarem por esta solução. Ainda assim, o estudo indica que 84% das pessoas que vivem em Lisboa acreditam que o transporte público não é suficiente para desistirem completamente do carro próprio.

Este estudo da ORB contou com a participação de mais de 10.000 inquiridos com idades compreendidas entre os 18 e 54 anos e com residência em Amesterdão, Barcelona, Berlim, Bruxelas, Lisboa, Londres, Paris, Roma, Estocolmo e Varsóvia, tendo sido promovido pela Uber.