A Volvo revelou um novo modelo para a sua gama, desta feita, desta feita com uma carroçaria de estilo monovolume, o EM90, que é descrito pela marca como uma sala confortável sobre rodas, apelando também ao total aproveitamento do tempo em viagem.

Indo mais além na sua oferta atual e ingressando num segmento que muitos creem estar em declínio, o dos monovolumes (ou MPV, acrónimo para o termo inglês ‘Multi-Purpose Vehicle), a Volvo revelou o EM90, um automóvel premium 100% elétrico que será dirigido, principalmente, aos mercados da Ásia, onde este tipo de veículos continua a ter procura. Aliás, o primeiro país em que o EM90 será comercializado será na China.

O EM90 é apontado como uma forma de chegar a novos tipos de clientes, um pouco como sucede com o EX30, o SUV mais pequeno da marca, reforçando ao mesmo tempo o compromisso da Volvo para se tornar totalmente elétrica até 2030. De resto, a marca detida pelo grupo Geely adianta que este faz parte de uma série de novos modelos elétricos que será revelada ao longo dos próximos anos.

“Com o EM90, estamos a levar a herança da Volvo Cars e a liderança em segurança para o emocionante segmento dos MPV elétricos. Permite-nos responder a novos pedidos do mercados que ainda não havíamos explorado antes e alarga o apelo da marca Volvo a mais pessoas”, refere o CEO da Volvo Cars, Jim Rowan, que evoca o facto de a Volvo ter no seu passado modelos com o Duett, de 1953, que já se afirmava como uma espécie de mini-monovolume compacto, mas extremamente funcional para as jovens famílias suecas de então.

Novos padrões

Com o EM90, a Volvo procurou oferecer novos padrões em matéria de conforto e segurança no segmento dos monovolumes compactos, inspirando-se, novamente, na simplicidade escandinava e na atenção aos detalhes.

Em termos de design, o EM90 recorre aos já conhecidos faróis de estilo ‘Martelo de Thor’, com uma grelha tapada em que se destacam também as arestas para formar um padrão mais dinâmico. Pela primeira vez num Volvo, aparece também o logótipo iluminado. Na traseira, também as letras são iluminadas num formato premium que privilegia o espaço. Os farolins verticais, que também fazem parte da tradição da Volvo, foram evoluídos, inspirando-se na vertente urbana dos arranha-céus.

Existem quatro cores de carroçaria disponíveis, bem como soluções de jantes distintas de 19 ou de 20 polegadas, com desenho aerodinâmico para assim incrementar a eficiência e a autonomia.

A bordo, o conforto é providenciado por medidas como o isolamento reforçado e tecnologia de cancelamento de ruído proveniente do rolamento da estrada, enquanto a suspensão pneumática de duas câmaras assegura uma viagem sem sobressaltos e mais focada na tranquilidade para todos os ocupantes. O sistema de som compreende um total de 21 altifalantes da Bowers & Wilkins para oferecer uma experiência semelhante à de uma sala de espetáculos no veículo. Tudo isso é complementado com sistema de infoentretenimento de nova geração com ecrã de 15.4”, conectividade 5G e processadores Snapdragon da Qualcomm Technologies para processamento rápido de todas as funcionalidades e atualizações remotas.

Há ainda um outro ecrã de 15.6” que está montado no tejadilho e que descende do mesmo para os ocupantes dos bancos traseiros, podendo ver conteúdos multimédia ou participar em reuniões graças à câmara de bordo. Este ecrã aceita projeção de conteúdos e aplicações de terceiros para maior agradabilidade aos passageiros. A Volvo explica que esta abordagem faz parte do conceito multifacetado do EM90, que pode ser transformado numa sala de espetáculos, num escritório ou num quarto consoante as necessidades. Os ajustes dos bancos, janelas, ar condicionado e iluminação são ajustados de forma correspondente.

Os bancos foram também desenvolvidos para oferecerem o máximo de conforto, com estilo ‘lounge’.

Até 700 km de autonomia

Quanto à vertente técnica, importa notar que o EM90 apenas tem números de autonomia relativas às normas de homologação chinesas, o CLTC, que determina um valor total de até 738 quilómetros com uma única carga, mercê da bateria de 116 kWh, qu epode ser recarregada de dez a 80% em menos de 30 minutos. A motorização fica a cargo de uma máquina elétrica de 200 kW/272 CV de potência máxima, o que lhe permite acelerar de zero aos 100 km/h em 8,3 segundos.

Tal como o EX90, o SUV de grandes dimensões apresentado no ano passado, o EM90 pode ser equipado com todo o hardware necessário para o carregamento bidirecional, o que torna este veículo num ‘powerbank’ gigante e portátil para carregar outros veículos elétricos e dispositivos elétricos em situações de crise, por exemplo.

Já na segurança, o EM90 também recorre aos componentes vistos no EX90, com uma capacidade de análise bastante elevada, sensores a toda a volta, câmaras de alta-definição e radares de ultrassons, por exemplo, para assim oferecer um conjunto de alta segurança e vários elementos de assistência ao condutor.

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