Maioria dos portugueses desconhece valor dos incentivos para comprar um elétrico

23/04/2024

Um pouco mais de metade dos portugueses afirma não saber qual o valor dos incentivos para adquirir um veículo elétrico.

 

Os resultados do Observador Automóvel 2024, estudo realizado pelo Cetelem, marca comercial do grupo BNP Paribas Personal Finance, revela que os portugueses desconhecem em grande medida os incentivos do Estado no que respeita à aquisição de veículos elétricos.

Os 16 países onde o inquérito foi realizado foram Áustria, Bélgica, China, França, Alemanha, Itália, Japão, México, Holanda, Noruega, Polónia, Portugal, Espanha, Turquia, Reino Unido e Estados Unidos da América.

De acordo com este levantamento, 51% dos portugueses assumem não saber quais os benefícios disponíveis (ver caixa na parte final do artigo).

O inquérito, realizado em 16 países, mostra que esta desinformação não é exclusiva de Portugal. Em média, pouco mais de metade dos automobilistas nestes 16 países inquiridos (54%) não sabem se existe algum tipo de apoio no seu país.

Os cidadãos que se dizem mais bem esclarecidos acerca dos benefícios de que os veículos elétricos dispõem são os mexicanos (73%), britânicos (72%), noruegueses (71%) e belgas (70%).

Seguem-se os polacos (66%), os norte-americanos (55%), turcos (59%) e os japoneses (53%).

Surge, então, Portugal (51%).

Em sete nações, a fatia dos condutores que desconhece os benefícios que os seus respetivos estados dão para a aquisição de viaturas 100% elétricas é maioritária. Essas sete nações são Alemanha, Áustria, Espanha, França, Itália, Países Baixos e China. Curiosamente, muitos destes países têm uma forte indústria automóvel.

Sabe se existe alguma ajuda pública no seu país para apoiar os automobilistas a substituir o seu automóvel com motor de combustão por um automóvel elétrico? Valores em %. Fonte: Observador Cetelem

Sobre os apoios em cada país, para ajudar na transição para os veículos elétricos, 8 em cada 10 pessoas consideram-nas indispensáveis, mas mais de 7 em cada 10 consideram-nas muito confusas. 55% consideram que os montantes são adaptados às suas necessidades, enquanto 45% chegam a afirmar que são demasiado elevados. Por último, apenas uma em cada 5 pessoas pensa que estas medidas continuarão a existir e prevê que venham a diminuir. O dobro dos inquiridos (37%) espera que aumentem e 45% consideram que o montante se manterá inalterado.
Quais os incentivos em Portugal?
Em Portugal, em 2023, os valores de apoio vigentes eram os seguintes: os particulares podem receber um incentivo de 4.000 euros para a aquisição de um ligeiro de passageiros elétrico até um valor de 62.500 euros; para as empresas o montante do apoio fiscal para a compra de um ligeiro de mercadorias é de 6.000 euros, com as viaturas isentas do pagamento do IVA.