Tem a base de um Porsche 911 Turbo S de última geração, mas a sua personalidade foi em tudo alterada para oferecer versatilidade ímpar entre as dunas árabes e a densa metrópole de Nova Iorque. O Marsien foi criado por Marc Philipp Gemballa GmbH (em nada associado à Gemballa GmbH) para homenagear a era do Rali Paris Dakar, na qual a Porsche também chegou a dar cartas.

Limitado a apenas 40 exemplares (quase esgotadas), este Marsien é um projeto bastante exclusivo e repleto de elementos personalizados com o intuito de oferecer um veículo único capaz de percorrer as dunas dos Emirados Árabes Unidos, mas também mostrar a sua competência no asfalto graças a uma solução de suspensão bastante avançada desenvolvida em parceria com a KW Automotive.

O conceito deste Marsien é, desta forma, pouco comum, ao propor a versatilidade de um modelo para fora de estrada com as prestações e dinâmica de um desportivo, naquilo que a companhia denomina de verdadeira perceção de supercarro. Para atingir um equilíbrio perfeito entre as prestações dentro e fora de estrada, Marc Philipp Gemballa encetou uma parceria técnica com a KW para o desenvolvimento de um sistema de amortecimento adaptativo de ponta, com ajuste de altura variável para alternar entre as estradas de asfalto e as dunas.

Ao toque de um botão, a altura pode aumentar eletronicamente do nível de base um Porsche Turbo S para cerca de 250 mm de distância ao solo. Com este sistema de amortecimento ativo da KW, a compressão e a distensão são ajustados em tempo real, para um comportamento apurado enquanto ajusta de forma automática e adequada o amortecimento consoante a situação.

O condutor pode escolher diferentes modos de condução a partir do volante, ajustando também a seleção da suspensão, transmissão, mapa do motor e altura ao solo. Além dos dois modos de estrada, ‘City’ e ‘Race’, o Marsien conta ainda com novos modos off-road, como o ‘Dunes’, ‘Snow/Ice’ e ‘Rally’.

Composição de luxo

Além da carroçaria totalmente em fibra de carbono, o exterior do Marsien dispõe ainda de elementos funcionais como os farolins à medida desenvolvidos pelos especialistas de Gerg Light-house, a que se juntam jantes especiais em alumínio forjado com pneus Michelin Ultra High-Performance para estrada All-Terrain para fora de estrada.

O motor também recebeu melhorias, tratando-se de uma unidade fornecida pela RUF (fabricante que produz os seus próprios carros com base nos Porsche) com 3.8 litros de cilindrada e seis cilindros ‘boxer’ biturbo. Debita 750 CV de potência e 930 Nm de binário numa primeira configuração, mas o Marsien pode ainda beneficiar de um segundo nível de melhoramento da RUF, com o qual atinge os 830 CV de potência (através de melhorias no turbo e mexidas no mapa da centralina e da transmissão). A aceleração dos zero aos 100 km/h cumpre-se em apenas 2,7 segundos, com a velocidade de ponta estabelecida nos 300 km/h.

O escape em titânio é concebido também a preceito para o Marsien pelos especialistas em sistemas de escape Akrapovic.

Pela objetiva de Oskar Bakke

Na sua chegada a Nova Iorque, nos Estados Unidos, o Marsien foi capturado pela lente do fotógrafo Oskar Bakke, especialista na composição com automóveis de ponta, como é o caso deste projeto de Gemballa. A cidade americana acaba por servir de pano de fundo para este modelo em pose solitária por entre a densa ‘selva’ de cimento e vidro que se pode encontrar em Nova Iorque.

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