Mercado automóvel de veículos 100% elétricos está a crescer mais de 40% este ano, em Portugal, indicam os números oficiais da ACAP.
O mercado automóvel dos elétricos este ano continua em alta. No mês de outubro de 2022 foram matriculados em Portugal 1400 automóveis ligeiros de passageiros novos elétricos e 1455 veículos híbridos Plug-in, dá conta a ACAP (Associação Automóvel de Portugal). Este volume de vendas traduz uma queda dos BEV (Battery Electric Vehicles) de 11,2% e uma subida dos PHEV de 9,1% no mês de outubro.
No acumulado, contabilizados os primeiros dez meses do ano, foram matriculados no nosso país 13.592 ligeiros de passageiros 100% elétricos, o que representa um crescimento de 44,4%.
O mercado dos PHEV está a cair -1,3% no período de janeiro a outubro deste ano.
Por marcas, a Tesla é a marca que mais está a vender em Portugal, quando faltam dois meses para 2022 terminar. Estes são os dados oficiais da ACAP, para o período de janeiro a outubro de 2022, em termos de ligeiros de passageiros BEV:
| Marcas | out/22 | out/21 | % Var. | % no mercado 01/10/2022 | % no mercado 01/10/2021 | jan-out 2022 | jan-out 2021 | % Var. | % no mercado jan-out 2022 | % no mercado jan-out 2021 |
| Tesla | 32 | 16 | 100,0 | 0,02 | 0,01 | 1 654 | 1 047 | 58,0 | 0,12 | 0,11 |
| Peugeot | 103 | 288 | -64,2 | 0,07 | 0,18 | 1 209 | 1 161 | 4,1 | 0,09 | 0,12 |
| BMW | 115 | 65 | 76,9 | 0,08 | 0,04 | 1 145 | 451 | 153,9 | 0,08 | 0,05 |
| Mercedes-Benz | 160 | 83 | 92,8 | 0,11 | 0,05 | 1 101 | 447 | 146,3 | 0,08 | 0,05 |
| Hyundai | 29 | 204 | -85,8 | 0,02 | 0,13 | 811 | 777 | 4,4 | 0,06 | 0,08 |
| Kia | 54 | 77 | -29,9 | 0,04 | 0,05 | 730 | 289 | 152,6 | 0,05 | 0,03 |
| Nissan | 50 | 87 | -42,5 | 0,04 | 0,06 | 665 | 902 | -26,3 | 0,05 | 0,10 |
| Citroën | 43 | 73 | -41,1 | 0,03 | 0,05 | 663 | 332 | 99,7 | 0,05 | 0,04 |
| Audi | 73 | 89 | -18,0 | 0,05 | 0,06 | 659 | 450 | 46,4 | 0,05 | 0,05 |
| Dacia | 72 | 16 | 350,0 | 0,05 | 0,01 | 651 | 101 | 544,6 | 0,05 | 0,01 |
| Opel | 99 | 63 | 57,1 | 0,07 | 0,04 | 570 | 261 | 118,4 | 0,04 | 0,03 |
| Renault | 30 | 143 | -79,0 | 0,02 | 0,09 | 551 | 733 | -24,8 | 0,04 | 0,08 |
| Fiat | 113 | 70 | 61,4 | 0,08 | 0,04 | 456 | 354 | 28,8 | 0,03 | 0,04 |
| Volvo | 103 | 4 | 2475,0 | 0,07 | 0,00 | 436 | 60 | 626,7 | 0,03 | 0,01 |
| Volkswagen | 91 | 68 | 33,8 | 0,07 | 0,04 | 383 | 580 | -34,0 | 0,03 | 0,06 |
| Ford | 21 | 2 | 950,0 | 0,02 | 0,00 | 331 | 96 | 244,8 | 0,02 | 0,01 |
| Cupra | 28 | 0 | — | 0,02 | 0,00 | 308 | 0 | — | 0,02 | 0,00 |
| MINI | 35 | 22 | 59,1 | 0,03 | 0,01 | 295 | 237 | 24,5 | 0,02 | 0,03 |
| Smart | 27 | 43 | -37,2 | 0,02 | 0,03 | 226 | 314 | -28,0 | 0,02 | 0,03 |
| Jaguar | 48 | 14 | 242,9 | 0,03 | 0,01 | 210 | 150 | 40,0 | 0,02 | 0,02 |
| Porsche | 11 | 23 | -52,2 | 0,01 | 0,01 | 146 | 170 | -14,1 | 0,01 | 0,02 |
| Skoda | 8 | 21 | -61,9 | 0,01 | 0,01 | 128 | 155 | -17,4 | 0,01 | 0,02 |
| Mazda | 40 | 94 | -57,4 | 0,03 | 0,06 | 127 | 230 | -44,8 | 0,01 | 0,02 |
| Aiways | 1 | 0 | — | 0,00 | 0,00 | 30 | 0 | — | 0,00 | 0,00 |
| Lexus | 2 | 9 | -77,8 | 0,00 | 0,01 | 27 | 79 | -65,8 | 0,00 | 0,01 |
| DS | 5 | 2 | 150,0 | 0,00 | 0,00 | 27 | 27 | 0,0 | 0,00 | 0,00 |
| Toyota | 3 | 0 | — | 0,00 | 0,00 | 20 | 3 | 566,7 | 0,00 | 0,00 |
| Polestar | 4 | 0 | — | 0,00 | 0,00 | 17 | 0 | — | 0,00 | 0,00 |
| Honda | 0 | 1 | -100,0 | 0,00 | 0,00 | 15 | 9 | 66,7 | 0,00 | 0,00 |
| Maxus | 0 | 0 | — | 0,00 | 0,00 | 1 | 0 | — | 0,00 | 0,00 |
| Man | 0 | 0 | — | 0,00 | 0,00 | 0 | 1 | -100,0 | 0,00 | 0,00 |
| Total | 1 400 | 1 577 | -11,2 | 100,00 | 100,00 | 13 592 | 9 416 | 44,4 | 100,00 | 100,00 |
Em termos de veículos ligeiros de mercadorias, o mercado de elétricos em Portugal cresceu 291,4% em outubro. No acumulado, as vendas de ligeiros de mercadorias BEV acusa um acréscimo de 253,9%.