Mercedes-AMG oferece planos para respirador médico contra a COVID-19

08/04/2020

Em menos de 100 horas, engenheiros da equipa Mercedes-AMG de Fórmula 1 ajudaram a construir um respirador médico para equipar os hospitais na batalha contra a COVID-19. O equipamento foi criado em parceria com a University College London (UCL) e está a partir de agora disponível para ser replicado livremente em todo o mundo.

O construtor alemão decidiu publicar todas as especificações técnicas e os esquemas detalhados de todo o processo de desenvolvimento do dispositivo médico que salva vidas, facilitando o acesso a todas as empresas ou entidades interessadas na sua produção, livre de qualquer licença ou encargo adicional.

Objetivo: 1000 ventiladores por dia

Os responsáveis da equipa de especialistas neste projeto anunciaram que serão entregues esta semana os primeiros ventiladores médicos ao Serviço Nacional de Saúde (NHS) do Reino Unido. O governo britânico realizou uma encomenda de 10.000 equipamentos, sendo que o centro técnico da Mercedes em Brixworth já confirmou que tem capacidade para produzir mil por dia. “Desde o anúncio do projeto, recebemos um número incrível de pedidos”, afirmou Andy Cowell, diretor do centro.

Quase 40 máquinas industriais, que produzem habitualmente turbocompressores e outros componentes para automóveis, estão agora a fabricar sistemas de respiração assistida para doentes afetados pela COVID-19.

De acordo com os especialistas, o novo dispositivo de pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP) tem a vantagem de ser menos invasivo do que os ventiladores, cuja disponibilidade no mercado é limitada.