Mercedes-Benz 190E que competiu no DTM vai a leilão

05/05/2023

No início dos anos 80, a Mercedes-Benz queria dominar o Campeonato do Mundo de Ralis e, para isso, iniciou o desenvolvimento da sua arma com base no modelo 190E W201. No entanto, pouco tempo depois, a Audi entra em jogo com um sistema revolucionário de tracção integral no Audi Quattro, fazendo com que o projecto da Mercedes-Benz não fosse competitivo, pelo menos nos ralis, devido ao facto de ter apenas tracção traseira.

Ainda assim, o projecto não foi posto de lado e a marca germânica olhou para o DTM como escape, nascendo assim o Mercedes-Benz 190E 2.3-16V, equipado com um motor desenvolvido em conjunto com a Cosworth. Como as batalhas travadas com a BMW eram intensas, ambas as marcas queriam ter o melhor e os automóveis foram evoluindo, até culminar no 190E 2.5-16V em 1988. Este motor de maior cilindrada desenvolve 204cv de potência ou 200cv se equipado com catalisador.

No entanto, o melhoramento do modelo não se ficou por aqui e a Mercedes-Benz lançou o 190E 2.5-16V Evolution em Março de 1989, com maior ênfase na aerodinâmica. Ainda assim, o motor foi também alterado, com uma diminuição no curso do pistão e um aumento de diâmetro para aumentar a rotação. No entanto, a potência aumentou apenas para os 205cv.

Um ano depois, é lançado o 190E 2.5-16V Evolution II, com uma aerodinâmica muito mais apurada, com um coeficiente de apenas 0.29, e o motor passa a debitar 235cv às 7200rpm e 245Nm de binário às 5000rpm. Este é sem dúvida o modelo mais extremo e que mais se assemelha ao seu irmão de competição, como é exemplo a suspensão ajustável a partir do interior.

Na época em que o 190 estava no mercado, a AMG ainda não fazia parte do seio da Mercedes-Benz, apesar de já manter uma relação muito estreita com esta, como é exemplo a opção do AMG Power Pack nos 190 com a adição de 25cv. Obviamente que não poderia ficar a faltar a equipa da AMG no DTM, sendo que a própria marca aproveitou a sua estrutura para a equipa oficial, designada de AMG-Mercedes e que acabaria por alcançar a vitória através das mãos de Klaus Ludwig em 1992.

Presente neste artigo está um dos quatro 190E que competiram pela equipa AMG-Mercedes no DTM de 1992, neste caso o automóvel de Bernd Schneider, que iria alcançar quatro vitórias e o terceiro lugar no campeonato. Em 1993 este mesmo automóvel iria ser conduzido pelo piloto Alexander Grau, da equipa DTM Junior Team.

Em 1996 este automóvel foi vendido a um coleccionador, ao qual pertenceu até 2008, altura em que foi adquirido pelo actual proprietário. No próximo dia 20 de Maio será oferecido em leilão, num evento organizado pela RM Sotheby’s em Villa Erba, Itália. A leiloeira estima o valor da venda se fixe entre os 450 e os 550 mil euros.