Em 10 de outubro, o Mercedes-Benz eActros 600 fará a sua estreia mundial. Os testes de verão, realizados em Espanha, terminaram.
A Mercedes-Benz Trucks concluiu os testes de verão do eActros 600 totalmente elétrico para transporte de longa distância. Durante cerca de cinco semanas, engenheiros de teste submeteram o camião elétrico a diversas condições a altas temperaturas de até 44 graus Celsius na Andaluzia, no sul de Espanha.
O foco dos testes abrangeu desde a funcionalidade do sistema de ar condicionado a altas temperaturas até ao desempenho do motor elétrico e gestão térmica da bateria, tendo ainda sido realizadas medições durante os processos de carga em estações de carregamento rápido.
Após a conclusão dos testes, um protótipo também percorreu mais de 2.000 quilómetros de regresso de Granada, passando por Valência, Barcelona, Montpellier e Lyon, até ao centro de desenvolvimento e testes da Mercedes-Benz Trucks em Wörth am Rhein, na Alemanha, por conta própria.
Em 10 de outubro, o eActros 600 fará a sua estreia mundial.
Konrad Götz, Vice-Chefe de Testes Globais da Mercedes-Benz Trucks, explica que “após os testes de inverno na Finlândia, a temperaturas extremamente frias, até menos 25 graus Celsius, e testes iniciais em estradas públicas, o camião elétrico teve agora que provar a sua capacidade a mais de 40 graus Celsius em Espanha. O eActros 600 superou os testes desafiadores com facilidade. No próximo passo, aguardamos com expectativa os testes em operação real com os nossos clientes.”
As baterias e os motores do eActros 600
Três conjuntos de baterias fornecem ao eActros 600 uma capacidade total instalada de mais de 600 kWh em produção em série (para 500 km de autonomia), e dois motores elétricos como parte do novo eixo elétrico geram uma potência contínua de 400 kW, bem como uma potência máxima de mais de 600 kW.
O VEÍCULO ESTÁ PLANEADO PARA ESTAR PRONTO PARA PRODUÇÃO EM SÉRIE EM 2024.
Além da unidade tratora, a Mercedes-Benz Trucks também irá produzir variantes rígidas do eActros 600 logo no lançamento no mercado. Isso oferecerá aos clientes várias outras possibilidades de utilização em transporte totalmente elétrico.
Os engenheiros de desenvolvimento da Mercedes-Benz Trucks estão a projetar o eActros 600 para que o veículo e seus componentes atendam aos mesmos requisitos de durabilidade que um Actros convencional de longa distância comparável. Isso significa 1,2 milhões de quilómetros na estrada ao longo de um período de dez anos. As baterias usadas no eActros 600 empregam células de fosfato de ferro e lítio (LFP), tecnologia que se caracteriza por uma maior vida útil e mais energia utilizável.
Outro objetivo é que as baterias do eActros 600 de produção sejam capazes de ser carregadas de 20 a 80 por cento em menos de 30 minutos numa estação de carregamento com uma potência de cerca de um megawatt.