Publicidade Continue a leitura a seguir

Mercedes-Benz vai apostar em motores de fluxo axial para elétricos de alto desempenho

Publicidade Continue a leitura a seguir

A futura geração de motores que a Mercedes-Benz introduzirá nos seus elétricos de elevadas prestações terá uma arquitetura de fluxo axial.

 

Para além da afirmação de estilo, o Vision One-Eleven que a Mercedes-Benz desvendou incorpora uma nova solução tecnológica que poderá chegar no futuro aos veículos 100% elétricos da marca.

Com efeito, a Mercedes-Benz anunciou que está a trabalhar num novo conceito de bateria que inclui células cilíndricas de elevado desempenho arrefecidas a líquido de arrefecimento, com uma nova química celular. Segundo a marca, trata-se de baterias orientadas para o desempenho.

A futura geração de motores de fluxo axial YASA será produzida na fábrica da Mercedes-Benz em Berlim-Marienfelde. Os motores aí fabricados estarão no centro da futura cadeia cinemática para o segmento de elevado desempenho.

Para além disso, o Vision One-Eleven possui dois motores de fluxo axial avançados e potentes da YASA. A YASA é uma empresa britânica especializada em motores elétricos com sede em Oxford e é uma subsidiária detida totalmente pela Mercedes-Benz AG desde julho de 2021. A Mercedes-Benz informa que está a desenvolver esta tecnologia em conjunto com a YASA até à maturidade da produção em larga escala para os seus motores elétricos da próxima geração. A empresa “assegurou assim o acesso a uma tecnologia futura única que tem o potencial de levar a mobilidade elétrica para um novo nível de desempenho”, comenta a Mercedes-Benz.

Além da potência e densidade de binário, outra grande vantagem deste tipo de motor “é o pack estreito, que reduz o seu peso e dimensões. O peso de um motor de fluxo axial é apenas um terço do peso dos motores elétricos atuais com a mesma potência”, afirma a marca.

Ao mesmo tempo, este tipo de motor “necessita apenas de um terço do espaço ocupado por um motor de fluxo radial. Isto permite opções completamente novas para os engenheiros, bem como novas possibilidades na conceção de um veículo elétrico, como demonstrado pelo Vision One-Eleven”, complementa o fabricante.