Mini especial tem o interior forrado com cortiça portuguesa

28/10/2021

O estilista Paul Smith aceitou o desafio de reduzir o Mini Cooper SE ao essencial, substituindo decoração e equipamentos por materiais reciclados e ecológicos.

 

Strip é o nome desta versão ”despida” do Mini Cooper SE, que tem partes do seu interior cobertas com cortiça portuguesa. O projeto, em parceria com o estilista Paul Smith, foi anunciado em novembro de 2020, mas só agora foi apresentado como fonte de inspiração para soluções de design automóvel novas e mais sustentáveis.

Entre as propostas experimentadas no Mini Strip, destaca-se o seu estado inacabado, sem pintura especial. No seu lugar, apenas uma fina película de tinta transparente que foi aplicada para proteger contra a corrosão. As marcas de retificação de fábrica foram deixadas intactas nos painéis de aço galvanizado. Paul Smith procurou esse cru de acabamento bruto, que denomina de “imperfeição perfeita”.

No interior, também minimalista e “com um apelo novo e não convencional”, Paul Smith utilizou matérias primas naturais como a cortiça que cobre tampo do tabliê, as palas de sol e as portas, fornecida pela Amorim Cork Composites, unidade de negócio da Corticeira Amorim que desenvolve produtos, soluções e aplicações para algumas das atividades mais sofisticadas do mundo, como serão exemplos as indústrias aeroespacial e automóvel.

A empresa nacional destaca a “compressibilidade e a resistência ao atrito deste material único, que também está preparado para resistir às exigências do quotidiano”. De acordo com a marca, a cortiça confere ainda ao novo carro alemão “conforto, impermeabilidade, e isolamento térmico, acústico e antivibrático”.

O Presidente e CEO da Corticeira Amorim, António Rios de Amorim, afirma que “a utilização de cortiça num icónico modelo automóvel como o Mini é a premissa de uma mudança no setor da mobilidade que está já em curso. Uma alteração de paradigma da qual a Corticeira Amorim faz parte integrante”. Acrescenta, ainda, que “a cortiça é uma matéria-prima tão excecional por natureza que pode parecer impossível aprimorá-la. Mas é precisamente isso que a Corticeira Amorim tem conseguido nos últimos 150 anos, através de programas estruturados de inovação, apostando na diferenciação com base nas qualidades únicas da cortiça e contribuindo como nenhuma outra empresa do setor para a reinvenção deste material natural único”.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.