MINI: Gama a gasolina já tem filtro de partículas

Pedro Junceiro
Pedro Junceiro
Editor Conteúdos

A MINI procedeu a uma ligeira atualização da sua gama de modelos, dotando as motorizações a gasolina de um filtro de partículas, mas também de algumas novidades em termos tecnológicos.

Entre as principais medidas de atualização de meio de ciclo, a aplicação de um filtro de partículas a gasolina para redução de emissões poluentes surge no topo da lista, com esta medida a ser transversal à gama, ou seja, às carroçarias de três portas, cinco portas, carrinha Clubman, descapotável e no mais versátil Countryman.

A introdução deste filtro de partículas irá permitir à marca britânica cumprir com os objetivos de homologação Euro 6d-TEMP.

Esta não será a única novidade de relevo da gama MINI, que passa também a dispor de uma nova caixa automática de dupla embraiagem Steptronic de sete velocidades, tendo esta unidade a particularidade preditiva para melhoria da eficiência. Ou seja, esta caixa consegue funcionar em combinação com o sistema de navegação para assim prever e adaptar as mudanças à rota em diante.

Dessa forma, permite obter eventuais ganhos no que diz respeito aos consumos, até porque conta ainda com a função de start-stop e com o modo de condução ‘à vela’ em que o motor e a caixa podem ser desacoplados.

Nesse mesmo sentido, a MINI aponta ganhos em termos de consumos para as versões com caixa automática: os One Clubman e Cooper Clubman apresentam um consumo médio de 5,7 l/100 km (130 g/km de CO2 para ambos), enquanto o Cooper S Clubman tem um consumo médio de 5,8-5,9 l/100 km (132-134 g/km).

O MINI One Contryman tem um consumo médio anunciado de 5,9 l/100 km (134-135 g/km). No MINI Cooper Contryman, os valores são de 5,8-5,9 l/100 km (132-134 g/km), ao passo que no MINI Cooper S Countryman o valor referido pela marca é de 6,0 l/100 km (136-138 g/km), sendo que os valores diferentes para um mesmo modelo fazem alusão a medidas de pneus diferentes que podem estar equipados.

Os modelos Cooper S Clubman e Cooper S Countryman podem receber uma versão mais desportiva da caixa Steptronic de sete velocidades, incluindo patilhas atrás do volante.

Por outro lado, em matéria de tecnologia, a MINI introduz um novo Pacote de Conectividade para o Clubman, que inclui um ecrã tátil de 8.8 polegadas, Apple CarPlay, navegação e carregador wireless. Um novo sistema de som da Harman Kardon passa a estar disponível neste pacote de conectividade, propondo um total de 12 altifalantes.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.