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Negócio ilegal de baterias recondicionadas de ebikes e trotinetes causa mortes e preocupa EUA

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As autoridades de Nova Iorque depararam-se com uma produção ilegal de baterias recondicionadas sem garantias de segurança para ebikes que já provocaram mortes.

 

A cidade de Nova Iorque vai alocar 25 milhões de dólares para a criação de estações de carregamento públicas de bicicletas elétricas. A medida não pretende apenas incentivar os nova-iorquinos a optar por meios de locomoção mais sustentáveis. Tem também como intuito evitar incêndios causados pelo carregamento de baterias recondicionadas sem nenhuma vistoria de qualidade para equipar as bicicletas elétricas.

Isto porque as autoridades americanas estão a deparar-se com o crescimento de um negócio ilegal e perigoso de recondicionamento de baterias usadas de e-bikes e trotinetes, o qual é acompanhado de deficientes condições de armazenamento e carregamento.

Foto: NYPD

Estas baterias, que não passaram por nenhuma inspeção, podem sobreaquecer se estiverem defeituosas ou se estiverem a ser mal carregadas.

Estas medidas surgem depois de uma bateria de iões de lítio se ter incendiado e destruído uma loja de bicicletas elétricas em Chinatown, Manhattan. O fogo e o fumo espesso alastraram aos apartamentos por cima da loja, matando quatro pessoas e ferindo outras três, incluindo um bombeiro.

As autoridades municipais afirmaram que já tinham multado a loja a partir de onde deflagrou o recente incêndio (que vitimou quatro pessoas) pelas suas práticas de carregamento de bicicletas elétricas, embora os inspetores não tenham verificado se a loja vendia baterias recondicionadas numa visita recente.

Depois desse incêndio mortal, o FDNY regressaram ao local e com base em entrevistas com trabalhadores, os bombeiros determinaram que a loja andava a modificar baterias

Após uma série de incêndios envolvendo baterias recondicionadas defeituosas de bicicletas elétricas, incluindo um incêndio recente que causou quatro mortos, as autoridades da cidade de Nova Iorque anunciaram que estão a receber uma subvenção de emergência de 25 milhões de dólares do governo federal para financiar dezenas de estações de carregamento em toda a cidade.

O Presidente da câmara de Nova Iorque, Eric Adams, espera que as estações proporcionem uma forma mais segura de recarregar as baterias de lítio utilizadas para alimentar as bicicletas dos estafetas, que dependem das e-bikes para fazer o seu trabalho de forma eficiente.

“Isto significa que os residentes deixarão de ter de carregar as bicicletas elétricas nos seus apartamentos – o que consideramos extremamente perigoso, especialmente quando as carregam durante a noite”, afirmou Adams, numa notícia da ABC News.

Os incêndios resultantes do carregamento de baterias de mobilidade elétrica defeituosas têm vindo a assolar uma série de cidades urbanas nos últimos anos.

A cidade de Nova Iorque, a cidade mais populosa dos EUA, por exemplo, registou mais de 100 incêndios e 13 mortes só em 2023. O pior de tudo é que os incêndios iniciados com baterias de iões de lítio podem ser difíceis de extinguir e muitas vezes resultam na propagação incontrolável dos incêndios.

Para tentar controlar a proliferação de bicicletas de duvidosa qualidade, a cidade de Nova Iorque aprovou uma lei que exige que todas as bicicletas elétricas vendidas sejam submetidas à certificação UL. E aprovou a Lei Local 42, que proíbe a posse ou a venda de baterias recondicionadas.

No entanto, este requisito não abrange as muitas centenas ou milhares de e-bikes que já se encontram nas ruas – muitas delas baratas e sem qualquer certificação de segurança.

4 regras essenciais para carregar, armazenar e manter em segurança uma bicicleta eléctrica e as suas baterias:

Compre produtos certificados e com a certificação a ser proveniente de entidades devidamente reconhecidas.
Utilize apenas um carregador que seja o adequado e tenha sido homologado pelo fabricante da ebike.
Se a bateria estiver danificada de alguma forma, compre uma nova num vendedor credenciado.
Armazene as baterias à temperatura ambiente, longe de fontes de calor e de qualquer coisa inflamável.

Estes 25 milhões de dólares permitirão à cidade instalar 173 estações de carregamento em 53 locais exteriores. Além disso, a cidade está a tentar obter financiamento adicional para instalar ainda mais estações de carregamento para os empregados de empresas de entregas que utiliza bicicletas elétricas para se deslocarem. No total, a cidade espera instalar 327 estações de carregamento.

As autoridades da cidade de Nova Iorque solicitaram a ajuda do público para denunciarem lojas que suspeitam poderem ter baterias para bicicletas pouco seguras.

De acordo com a publicação The City, o Corpo de Bombeiros de Nova Iorque inspeccionou 179 lojas, emitindo 114 intimações ou violações e uma ordem de desocupação por infrações à legislação.

Os Bombeiros de Nova Iorque (FDNY) detetaram várias infracções por condições inseguras, incluindo baterias colocadas demasiado próximas umas das outras e a utilização particularmente perigosa de cabos de extensão para carregar as baterias. Também apreenderam algumas baterias em condições perigosas. Este tipo de situações foi sobretudo detetada junto de lojas de comunidades asiáticas.

Segundo as autoridades, as baterias que foram adulteradas ou que não foram testadas em termos de segurança pelos Laboratórios Universais (UL) são propensas a explodir, especialmente se não forem corretamente carregadas e mantidas.

No outono passado, a publicação de Nova Iorque The City apurou que este género de incêndios deflagraram tanto em edifícios comerciais como residenciais onde as bicicletas e trotinetes eléctricas são armazenadas e carregadas.

O número de incêndios relacionados com baterias de iões de lítio subiu para 220 no ano passado – um aumento de 633% em relação a 2019, quando se registaram 30 incêndios deste tipo. Até à data, registaram-se 113 em 2023.

De acordo com o FDNY, 23 pessoas morreram em incêndios provocados por baterias de bicicletas elétricas, incluindo 13 este ano. Entre elas estão as quatro vítimas do incêndio de 20 de junho em Chinatown, que custou a vida a dois homens, de 71 e 80 anos, e a duas mulheres, de 62 e 65 anos.