A Rimac revelou o Nevera R, o seu mais recente hipercarro elétrico com 2.107 cv concebido para um desempenho excecional, tanto em linha reta, como a curvar.
Este novo modelo baseia-se no sucesso do Nevera original, incorporando tecnologias avançadas como a nova geração do Rimac All-Wheel Torque Vectoring e um sistema de bateria orientado para o desempenho.
“Quando desenvolvemos o Nevera, uma parte importante do briefing era que ele deveria ser um Grand Tourer. Certificámo-nos de que era espaçoso, confortável e com um equilíbrio perfeito entre emoção e acessibilidade. Em última análise, o que alcançámos atingiu esse equilíbrio na perfeição: um automóvel de alto desempenho que bateu recordes e que podia estabelecer novos padrões de referência em Nürburgring Nordschleife e ser conduzido confortavelmente ao longo de milhares de quilómetros por todos os continentes. Foi um momento decisivo no desempenho automóvel; o primeiro hipercarro de produção totalmente elétrico do mundo, que liderou sozinho uma nova geração. Mas estamos sempre a adaptar-nos aos desejos dos clientes, e muitos procuravam um automóvel que realçasse realmente a capacidade do Nevera em curva, utilizando toda a tecnologia avançada a bordo. Respondemos com o Nevera R: todo o ADN do recordista Nevera, mas mais leve, mais rápido e mais focado.”. Explica Mate Rimac, fundador e CEO da marca.
Os designers e engenheiros da Rimac avaliaram minuciosamente as caraterísticas do Nevera e reformularam os elementos para o colocar ainda mais no domínio do hiperdesportivo. Com uma dinâmica de condução mais focada, uma bateria mais orientada para o desempenho, mais potência e travões mais avançados, o Nevera R também incorpora uma identidade visual que é impulsionada pelo desempenho e refinada pelo design.
Definido por superfícies limpas e um foco na criação de proporções perfeitas, o Nevera R não só parece mais baixo e mais elegante, como também tem uma postura mais avançada com jantes traseiras de 21 polegadas e jantes dianteiras de 20 polegadas. A frente do automóvel foi concebida para ser simultaneamente marcante e técnica, com linhas horizontais que realçam a eficiência aerodinâmica, a postura e a largura. Este design foi conseguido através de uma estreita colaboração entre designers e engenheiros, integrando perfeitamente superfícies sensuais e gráficos precisos na parte da frente. Do ponto de vista lateral, o Nevera R apresenta um equilíbrio harmonioso entre a cor da carroçaria e a fibra de carbono, contribuindo para o seu perfil dinâmico e intemporal. As jantes apresentam novos designs com raios mais compridos para acentuar o seu tamanho e divisões de cores distintas.
A grande asa traseira fixa, combinada com um pacote aerodinâmico agressivo que inclui um novo difusor de grandes dimensões, aumenta a força descendente em 15% e a eficiência aerodinâmica em 10%. Com os novos pneus Michelin Cup 2, a subviragem total é reduzida em 10%, a aderência lateral aumenta em 5% e o tempo de volta à pista de manobras de Nardo é reduzido em 3,8 segundos.
Através da combinação de curvatura negativa, do nível de aderência mais elevado dos novos pneus e da força descendente acrescida, o Nevera R está pronto para contornar a física como nunca antes foi possível. Todos os elementos, concebidos através de uma filosofia de design orientada para o desempenho, foram repensados para a agilidade e o manuseamento.
Os impressionantes valores de desempenho do automóvel incluem 0-100 km/h em 1,74 segundos, ou apenas apenas 8,66 segundos dos 0-300 km/h, e uma velocidade máxima de 412 km/h.
O Nevera R oferece um desempenho melhorado com um foco ainda maior no feedback do condutor. Oferece curvas mais acentuadas e apertadas graças à nova geração do sistema de Vectorização do Binário em Todas as Rodas (R-AWTV), que foi afinado para maximizar o potencial dos pneus de alta performance. O aumento da força descendente proporciona uma maior estabilidade e desempenho lateral, estabelecendo uma nova referência para a emoção de condução em estradas sinuosas B e utilização ocasional em pista. O sistema de controlo de tração foi revisto para expandir as capacidades do R-AWTV, assegurando a previsibilidade mesmo em condições de piso molhado. O modo drift foi ajustado para acomodar os novos pneus e o sistema de direção foi aperfeiçoado para uma resposta mais nítida e um feedback mais claro para o condutor.
Construído em torno da nova geração de baterias Rimac de 108 kWh, o Nevera R utiliza tecnologia de ponta para oferecer mais potência e eficiência num pacote novo e mais leve. Com 2.107 CV disponíveis, é ainda mais rápido do que o recordista Nevera. Os novos travões EVO2 são de carbono-cerâmica com uma camada de matriz de silicone para garantir um melhor desempenho de travagem, desempenho de arrefecimento e durabilidade durante uma utilização intensa.
A produção do Nevera R vai ser limitada a 40 unidades em todo o mundo. O automóvel estreia-se na cor verde Nebula, com um exterior visualmente marcante e um interior personalizável com elementos em carbono pintado. Com as suas capacidades de curva melhoradas, maior potência e design focado na pista, o Nevera R representa uma evolução significativa na linha de hipercarros da Rimac, ultrapassando os limites do desempenho dos veículos eléctricos.