Claro que para isso terá de se deslocar até uma estação própria para efetuar troca, e, embora pareça complicado, o processo demora apenas três minutos. O conceito de troca de baterias em automóveis elétricos já tinha sido menosprezado por Elon Musk, chegando a considerá-la impraticável.
No entanto a tecnologia da Nio parece funcionar bastante bem no mercado chinês, onde tem já 1,937 estações de troca, chamadas PSS (Power Swap Stations). A primeira troca foi efetuada em maio de 2018 numa estação em Shenzhen. Em junho de 2022, passados quatro anos a marca atingia os 10 milhões de trocas efetuadas. Nove meses depois, já em abril de 2023 chegava aos 20 milhões, e alcançou agora o marco de 30 milhões.
Uma estação pode efetuar até 312 trocas por dia e carregar até 13 baterias com uma carga entre 20 e 80 kW. Em breve, as estações de troca da Nio vão também oferecer a opção de balancear a rede energética na Europa.
Em 5 de outubro deste ano foi batido o recorde de 78 mil trocas de baterias num único dia, e a Nio pretende ter 2300 estações a funcionar no mercado chinês até ao final do ano. Na Europa, a realidade é bastante diferente onde atualmente existem apenas 10 estações de troca situadas na Alemanha, Noruega, Suécia e Países Baixos. A Nio espera duplicar este número até ao final do ano e até 2025 ter 1000 estações a funcionar fora da China, em que a maioria será na Europa.