Em linha com o seu empenho na eletrificação, a Nissan apresentou um monolugar muito especial que alia o formato da Fórmula E à tecnologia 100% elétrica do novo SUV da marca, o Ariya.

O conceito foi revelado no evento Nissan Futures por Alfonso Albaisa, vice-presidente sénior da Nissan para o design a nível global, e Juan Manuel Hoyos, o diretor global de Marketing e Desenvolvimento de Marca.

“Na Nissan, atrevemo-nos a fazer o que os outros não fazem. Com este conceito queremos mostrar o potencial de alto desempenho da motorização do Ariya a partir de uma base inspirada no automobilismo de competição que não só prolonga o design e o estilo do automóvel de estrada que o inspirou, mas que também demonstra uma nova e eficiente linguagem de desempenho de veículos elétricos. Agindo como um teste para a evolução tecnológica futura, este projeto pode ajudar a trazer entusiasmo da estrada para a pista de competição, e também demonstrar a experiência da Nissan em transferir conhecimento e tecnologia da pista para a estrada”, referiu Hoyos na apresentação deste estudo concetual.

O Ariya Single Seater Concept explora o que poderá ser um futuro estilo de desempenho eletrificado para a Nissan.

a carregar vídeo

Para Albaisa, “à medida que começamos a tornar real a nossa visão de longo prazo Nissan Ambition 2030, continuamos a desenvolver a nossa linguagem de design de “futurismo japonês intemporal”. Estamos agora a inspirar-nos nas palavras japonesas shun, ou seja, correr rápido e sem esforço, e sho, o que significa voar com poder e beleza. O protótipo Ariya Single Seater é a expressão perfeita desta nova linguagem. Alavancar a motorização VE do Ariya num todo inspirado no automobilismo de competição permitiu à nossa equipa internacional capturar este novo sentido de velocidade, tecnologia e arte”.

O desenho deste monolugar combina as ideias do monolugar de Fórmula E com alguns elementos do SUV compacto que será lançado este ano, como a parte da frente com um ‘V’ iluminado em consonância com a grelha ‘V motion’. Na vista lateral, a inspiração foi tirada das superfícies fluidas e eficientes do Ariya, exageradas ao máximo em fibra de carbono.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.