Nissan vai levar todo-o-terreno elétrico à Lua

20/04/2022

A Nissan vai colaborar na criação do veículo lunar para as próximas missões NASA, um elétrico que pode suportar temperaturas de 173 graus negativos.

Vários fabricantes de automóveis estão a preparar-se para levantar voo com vários projetos de carros voadores em que acreditam para desempenhar um papel importante no futuro da mobilidade. A Nissan quer levar a sua ambição um pouco mais além, ao anunciar os seus planos para construir o seu primeiro veículo lunar.

Em colaboração com a Teledyne Brown Engineering, uma empresa de engenharia aeroespacial, parceira da NASA, a Sierra Space e a Nissan estão a desenvolver o rover que pode transportar tanto astronautas como equipas técnicas na próxima viagem da agência espacial norte-americana à Lua.

Segundos os poucos detalhes revelados por fonte da Teledyne, a empresa líder do projeto estará encaregue da engenharia, a produção e a criação do motor do Veículo Lunar Terrestre (LTV), enquanto a Sierra Space trabalhará no software de voo e nos dispositivos de comunicação e navegação.

Já a Nissan aportará a sua experiência em condução autónoma e sistemas de assistência ao condutor. O todo-o-terreno lunar será capaz de transportar até 500 kg, incluindo dois astronautas, sobre a superfície mais desafiante com desníveis de, pelo menos, 15º.

De acordo com a mesma fonte, o veículo criado com a colaboração da Nissan será elétrico e poderá funcionar em temperaturas extremas, compreendidas entre os 138°C e os -173°C.

O programa Artemis pretende levar à “a primeira mulher e o próximo homem” em 2025, mas ainda sem este 4×4 com cunho japonês.

Tecnologia e-4ORCE na exploração lunar

Já desde janeiro de 2020 que o centro de investigação de exploração espacial da JAXA está a investigar novos veículos, estando a Nissan a trabalhar com aquela entidade para desenvolver um explorador lunar. Não tripulados, esses veículos devem ser capazes de atravessar a difícil superfície lunar, além de revelarem enorme eficiência.

A investigação da Nissan aplica-se à tecnologia de controlo do motor que foi desenvolvida através da produção de veículos elétricos, como o Leaf, a par da tecnologia de tração integral e-4ORCE que irá ser estreada no novo Ariya, SUV 100% elétrico a ser lançado este ano.