Cerveja, churrasco e carros atirados de um penhasco abaixo, assim se celebra o feriado de 4 de julho no maior e menos povoado estado norte-americano.

Em Glacierview, Alaska, onde o tempo parece correr a um ritmo diferente, a prova de lançamento de carros a uma altura de cerca de 100 metros é uma tradição que se repete todos os anos no Dia da Independência dos Estados Unidos, recebendo a visita de milhares de curiosos.

Este ano não foi exceção, e apesar de todos os condicionalismos impostos pela pandemia da Covid-19 que fustiga com grande violência alguns estados norte-americanos, o evento realizou-se com o sucesso habitual.

Sobre as razões que estiveram na origem desta bizarra tradição pouco se conhece, mas não surpreende que esta tenha sito a alternativa inventada por alguém ao convencional fogo de artificio, já naquela região dos Estados Unidos, por esta altura, o Sol está presente 24 horas do dia, o que retira espetacularidade a qualquer atividade pirotécnica.

Assim, lançar carros de um penhasco parece surtir mais ou menos o mesmo efeito nos visitantes. A boa notícia é que todos os automóveis selecionados para este evento são já sucata destinada ao abate, pelo que os estragos provocados pela queda de mais de 100 metros já não preocupam.