BMW está a investir na start-up ONE que desenvolveu uma tecnologia de bateria capaz de elevar a autonomia de um iX para perto de 1000 km.
“Os veículos elétricos serão adotados em massa quando oferecerem uma autonomia suficiente para que as pessoas se sintam confortáveis em ter um VE como único veículo”, afirma Mujeeb Ijaz, CEO e fundador do fabricante de baterias, a start-up Our Next Energy (ONE), cujos trabalhos permitiram chegar a uma tecnologia de bateria que, montada num BMW iX, logrou fornecer perto de 1.000 km de autonomia.
No ano passado, a ONE assinou um acordo com o BMW Group para incorporar a tecnologia da bateria Gemini no BMW iX. A BMW i Ventures, o braço de capital de risco do fabricante de automóveis com sede em Silicon Valley, é também um investidor na ONE.
A arquitetura de química dupla da Gemini contém dois tipos de células diferentes que utilizam diferentes químicas de bateria. As células de fosfato de ferro e lítio (LFP) alimentam o motor e satisfazem as exigências de 99% das viagens diárias com uma autonomia de 241 km.
Para viagens mais longas, o Gemini utiliza células sem ânodo de alta densidade energética NCM para proporcionar uma autonomia adicional de 724 km, transferindo energia através do conversor CC-CC de alta eficiência patenteado pela ONE. Juntamente com o conversor DC-to-DC, as duas células trabalham em conjunto para oferecer mais de 960 km com um único carregamento.
A Gemini é a bateria de EV de maior alcance que cabe no espaço típico de 300-400 litros disponível num veículo para armazenamento de energia, de acordo com a empresa.
OS MAIS DE 960 KM OBTIDOS REPRESENTAM 50% MAIS DO QUE OS 631 KM DE AUTONOMIA HOMOLOGADA APRESENTADA PELO SUV GERMÂNICO.
“A bateria Gemini [da ONE] provou que pode duplicar a autonomia dos veículos elétricos e derrubar a maior barreira à eletrificação”, refere Mujeeb Ijaz.
Para além do maior alcance, a tecnologia Gemini da ONE reduz a utilização de lítio em até 20%, a de grafite em 60% e minimiza a utilização de níquel e cobalto. Ao fazê-lo, a ONE está a criar uma tecnologia de armazenamento de energia mais sustentável que pode reduzir o impacto ambiental e o custo, aponta a empresa.
“Os mais de 960 km alcançados pelo BMW iX equipado com a Gemini são uma demonstração impressionante”, afirmou Jürgen Hildinger, Diretor de Armazenamento de Alta Tensão do BMW Group New Technologies. “Gostamos de trabalhar com a equipa da ONE e estamos ansiosos por dar os próximos passos em conjunto.”
Agora que a ONE demonstrou com sucesso a tecnologia Gemini, a empresa concentrar-se-á em aperfeiçoamentos adicionais do sistema para se preparar para a comercialização. “Estes incluem a melhoria da eficiência do conversor CC-CC, o desenvolvimento de algoritmos de controlo melhorados para otimizar a utilização das células do extensor de autonomia e a validação da bateria e o desenvolvimento de células”, explica a ONE.
Todas estas etapas destinam-se a melhorar ainda mais a autonomia e a preparar o desenvolvimento de uma amostra A para um programa de produção completo.