Novo BMW Série 1: Tração dianteira e estilo desportivo para conquistar

27/05/2019

Evoluindo significativamente em todos os aspetos, a terceira geração do BMW Série 1 apresenta uma pose dinâmica em concordância com um reforço tecnológico e técnico em que a tração dianteira passa a ser norma.

A nova geração do compacto alemão é apresentado pela marca bávara como um automóvel “repleto de carácter” que adota uma imagem desportiva e jovial, mas ao mesmo tempo, fazendo gala de atributos como a segurança e o requinte, além de um desenho que, assemelhando-se bastante ao X2, traça uma linha clara de separação com os dois anteriores Série 1, que nunca tiveram concordância de opiniões no capítulo estético. Não obstante, o seu sucesso ficou comprovado pelo número de 1.3 milhões de unidades produzidas daquelas duas gerações.

Recorrendo a uma nova arquitetura, o Série 1 tem tração dianteira, numa medida que a BMW destaca para este seu novo modelo, a par de tecnologias avançadas de chassis que permitem manter a aura dinâmica. Este modelo reúne toda a experiência acumulada pelo Grupo BMW ao longo dos últimos anos em matéria de sistemas de tração dianteira, para oferecer um “apuro dinâmico sem precedentes em carros de tração dianteira, com o qual estabelece novos padrões na classe dos compactos Premium”.

Com este novo modelo, a BMW garante ter incrementado o espaço a bordo sem fazer crescer significativamente as suas dimensões exteriores. Aliás, pelo contrário, o comprimento até decresceu em 5 mm face ao seu antecessor (mede agora 4319 mm), ainda que largura (1799 mm) e altura (1434 mm) tenham, de facto, aumentado em 34 mm e 13 mm, respetivamente. Mais significativa é a redução da distância entre eixos em 20 mm para 2670 mm, o que não colidiu, declara a BMW, com o seu objetivo de aumentar a habitabilidade.

Nova face mais desportiva

O novo Série 1 passa a contar com a tradicional grelha em rim mais ampla, numa imagem mais robusta. Ainda em matéria de desenho, nota para a linha de cintura em crescendo rumo à traseira e para as superfícies esculpidas, bem como as extremidades mais curtas para um visual compacto. No caso do M135i xDrive (representado a azul nas fotos), a grelha adota um padrão em rede com efeito tridimensional. Os faróis têm um ângulo mais inclinado, podendo receber iluminação Full LED adaptativa em opção (ou Full LED nos farolins traseiros). Os escapes apresentam saídas de formato redondo com 90 mm de diâmetro (ou 100 mm no M135 XDrive).

O interior tem configuração mais tecnológica, com destaque para o sistema Live Cockpit Professional opcional com tecnologia BMW Operating System com controlo por gestos assente em ecrã de 10.25 para a instrumentação e outro de igual medida para o sistema de infoentretenimento, que tem controlo tátil (Control Display) na consola central. Opcionalmente, o condutor pode observar as informações relevantes para a condução no head-up display de 9.2 polegadas. De resto, o ambiente foi concebido para oferecer uma impressão Premium e luxuosa, mas também com facilidade de utilização, contando com comandos agrupados, como os da climatização.

Lançamento com três Diesel e dois a gasolina

No lançamento, o novo Série 1 contará com três variantes a gasóleo e duas a gasolina, variando entre opções de três e de quatro cilindros com a mais recente tecnologia BMW EfficientDynamics. A potência varia ente os 116 CV do 116d (consumo médio entre 3,8-4,3 l/100 km e emissões de 100-110 g/km de CO2) e os 306 CV do M135i xDrive, este último o mais potente quatro cilindros da gama BMW. Acelera dos zero aos 100 km/h em apenas 4,8 segundos (ou 4,7s com o pacote opcional M Performance) para chegar aos 250 km/h de velocidade máxima (consumos de 6,8-7,1 l/100 km e emissões de 155-162 g/km). Todos os motores cumprem a norma Euro 6d-TEMP, com o do 116d a cumprir já a totalidade do Euro 6d. Para tal, os motores a gasolina e Diesel contam com filtro de partículas, com os segundos a disporem igualmente de catalisador de absorção de NOx e de tecnologia SCR com Adblue.

Outros motores disponíveis serão os 118d, o 120d xDrive e o 118i, com diferentes escolhas de caixa: os 116d e 118i podem ter caixa automática Steptronic de dupla embraiagem com sete velocidades, enquanto os 118d e 120d xDrive podem ter caixa automática opcional Steptronic de oito velocidades, a que surge em exclusivo no M135i, embora com afinação desportiva. A conectividade inteligente permite que o acerto de caixa seja configurado de acordo até com as condições do tráfego…

Por outro lado, o novo Série 1 recorre ainda a uma forte componente de conectividade, com um ecossistema digital assente em novas funcionalidades e serviços online, bem como sistemas avançados de assistência à condução. Dependendo do sistema em questão, pode recorrer a imagens de câmara e a dados recolhidos por radar e sensores ultrasónicos para monitorizar as redondezas do veículo. O equipamento de série na Europa compreende o Alerta de colisão com veículos e peões e ciclistas, bem como o assistente de saída de faixa com atuação na direção operacional entre os 70 e os 210 km/h. Já os opcionais incluem o Cruise Control Ativo até aos 160 km/h (com função stop & go nos carros com caixa automática) e o Driving Assistant, que integra o aviso de mudança de faixa, alerta de colisão à retaguarda e alerta de tráfego cruzado.

O novo Série 1 tem lançamento previsto para o final de setembro, após a sua apresentação no Salão de Frankfurt.

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