É apresentado como o V10 de tração traseira da próxima geração, desenvolvido para os pilotos que buscam diversão ao volante e perfeição em termos de estilo de vida, tanto em estrada como en circuito.
Recorrendo ao motor de 5.2 litros do Huracán STO, com um aumento de 30 CV relativamente ao do Huracán EVO de tração traseira (RWD), a unidade motriz oferece agora 640 CV de potência e 565 Nm de binário às 6500 rpm, o que lhe permite acelerar dos zero aos 100 km/h em apenas 3,2 segundos. A velocidade máxima cifra-se nos 325 km/h. O motor está associado a uma caixa de velocidades automática de sete relações.
Elemento central deste modelo da Lamborghini é o sistema Lamborghini Dinamica Veicolo Integrata (LDVI), que controla todas as vertentes do comportamento dinâmico do automóvel em tempo real, ao integrar os sistemas e os ajustes do veículo. Com a potência a ser transmitida ao eixo traseiro, o modelo incorpora igualmente um eixo traseiro direcional, com uma relação de direção muito direta e tecnologia de vetorização de binário, juntamente com um sistema de controlo eletrónico de tração e estabilidade Performance Traction Control System (P-TCS) modificado, e um ajuste de suspensão específico para o Tecnica.
O Huracán Tecnica dispõe, igualmente, de modos de condução selecionáveis pelo condutor, que alteram os parâmetros de funcionamento do modelo: ‘Strada’, ‘Sport’ e ‘Corsa’.
No modo ‘Strada’, a direção às rodas traseiras proporciona estabilidade e agilidade, sendo complementada pela vetorização do binário e pelo P-TCS. O motor e a caixa de velocidades estão ambos ajustados para uma condução confortável no dia a dia em qualquer situação.Quando o modo ‘Sport’ está selecionado, há maior liberdade conferida ao eixo traseiro direcional, o mesmo acontecendo com os limites aumentados do P-TCS em termos de deslizamento, ao passo que a vetorização de binário garante a agilidade e a capacidade de resposta do Tecnica às mãos do condutor.
Por fim, no modo ‘Corsa’, pensado para utilização em pista, todos os parâmetros são afinados de forma condizente: aumenta a precisão, a resposta do motor, a sonoridade e o funcionamento da caixa de velocidades. Neste cenário, o sistema LDVI atua com vista à maior eficácia, por intermédio da vetorização de binário e do P-TCS.
Ao nível do chassis, destaque ainda para a afinação de suspensão específica e para as melhorias na refrigeração dos travões. Com um peso de 1379 kg, o Tecnica alcança uma relação peso/potência de 2,15 kg/cv. O aumento de potência é acompanhado de uma sonoridade do motor melhorada e mais acutilante a alto regime, ao passo que, no interior, o Tecnica oferece um melhorado conforto acústico.
Os travões carbo-cerâmicos do Tecnica adotam defletores de refrigeração e condutas das pinças especificamente desenhados, que dirigem o fluxo de ar para os discos para maximizar a dissipação do calor e reduzir as temperaturas do fluído dos travões. A redução das temperaturas dos discos também favorece o consumo das pastilhas de travão.
O Huracán Tecnica exibe uma importante revisão ao nível do design, que expressa. A eficiência aerodinâmica e a engenharia de baixo peso vigoram em cada elemento, com o Tecnica a distinguir-se claramente dos seus outros congéneres da gama Huracán. O estilo revisto confere ao Tecnica uma presença mais forte e predadora, percetível na secção dianteira pela frente baixa e pelo novo para-choques, com o desenho em ‘Y’ preto do Terzo Millennio. Um novo splitter dianteiro, com lâminas mais baixas e abertas, que dirigem o ar através das rodas, contribui uma maior carga aerodinâmica e para refrigeração melhorada.
O perfil do automóvel também o destaca da família Huracán: 6,1 cm mais longo do que o do Huracán EVO, tem a mesma altura e largura, mas parece mais baixo e largo, com uma silhueta inspirada na linha do Essenza SCV12. A tonalidade preta da secção em ‘Y’ à frente prossegue ao longo dos flancos do automóvel, até às tomadas de ar laterais, enquanto o tejadilho na cor da carroçaria pode, em opção, ser, também, pintado de preto.
A reformulada traseira inclui um novo óculo traseiro em vidro vertical, que oferece maior visibilidade, ao mesmo tempo que a redesenhada cobertura do motor, construída em fibra de carbono, ‘celebra’ o coração V10. A secção traseira incorpora ainda um novo para-choques, um difusor pintado na cor da carroçaria ou, opcionalmente, em preto, e novas ponteiras de escape hexagonais, que emitam a melhorada melodia da unidade motriz do Tecnica.
Se, esteticamente, a asa traseira fixa completa as linhas únicas do Tecnica, o seu design aerodinâmico contribui, essencialmente, para uma melhoria de 35% da carga aerodinâmica traseira, por comparação com o Huracán EVO RWD. Consegue-o sem influenciar, ao mesmo tempo, a resistência. Com efeito, a resistência aerodinâmica é reduzida em 20%, melhorando o equilíbrio aerodinâmico, e favorecendo a estabilidade em travagem e a velocidade de passagem em curva. O fundo da carroçaria do Tecnica também foi otimizado com novos defletores aerodinâmicos.
No interior, o requinte desportivo está intimamente associado aos preceitos dinâmicos, com uma interface HMI (Homem-Máquina) exclusiva e redesenhada. O painel de instrumentos reduz as cores e enfatiza a legibilidade num novo e grande ‘arco’ à frente do condutor/piloto.
O ecrã da consola central coloca à disposição dos ocupantes do habitáculo os elementos de infoentretenimento, incluindo a exibição, em tempo real, das funções LDVI, assim como todas as funções de conectividade, incluindo Apple CarPlay, Android Auto e Amazon Alexa. Inspirado pelo STO, o HMI inclui telemetria conectada e um diário de bordo dos percursos e dos tempos por volta, tudo conectado à App UNICA
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.