Novo Toyota Prius anti-roubo de catalisadores

18/12/2022

Além dos progressos em sofisticação, potência e autonomia, o novo Toyota Prius também promete complicar a vida aos ladrões de catalisadores.

O furto de catalisadores de automóveis continua na ordem do dia. Ainda esta semana, as autoridades portuguesas desmantelaram uma rede criminosa que atuava nos distritos de Lisboa e Setúbal, anunciando a apreensão de mais de meio milhão de euros e a detenção de vários suspeitos que “recebiam catalisadores furtados de diversos locais do país e, após processamento, exportavam toneladas de catalisadores já triturados, obtendo assim lucros avultados “, adiantou a PSP em comunicado.

Produzidos com recurso a metais raros especialmente valiosos como o ródio, o paládio ou a platina, independentemente de se encontrarem praticamente novos ou muito usados, os catalisadores são hoje o componente predileto dos ladrões de automóveis. O interesse acompanha a escalada de preço destes metais no mercado.

De acordo com vários relatórios, entre os carros preferidos pelos ladrões estão o Toyota Prius de segunda e terceira geração. Primeiro porque o catalisador dos híbridos é menos solicitado do que os de motores convencionais, aumentando as probabilidades de se encontrarem em melhor estado.

Depois, os catalisadores destes Toyota estão, alegadamente, num local de fácil acesso, a meio do carro. Um levantamento realizado pelo Green Car Reports revela que as ocorrências a envolverem o modelo Prius aumentaram 40 vezes em quatro anos.

Geração protegida

A quinta geração do híbrido da Toyota tem comercialização prevista em Portugal no fim do primeiro semestre de 2023, só na versão PHEV, combinando um motor elétrico mais potente e um motor de dois litros produzem uma potência combinada de 223 cv e uma nova bateria de iões de lítio de 13,6 kWh. A marca japonesa anuncia prestações mais elevadas, ganhos também na autonomia e vida mais complicada para os ladrões de catalisadores… Como?

Satoki Oya, engenheiro chefe do desenvolvimento do Prius, revelou aos especialistas do PopSci que aquele componente do novo modelo incorpora uma quantidade muito menor de metais raros, o que o tornará claramente menos atrativo para os amigos do alheio.

De acordo com aquele responsável, o fabricante preocupou-se em encontrar fórmulas igualmente eficazes na neutralização dos gases poluentes e na sua transformação em compostos seguros para serem liberados na atmosfera, mas sem o recurso às mesmas quantidades de ródio, paládio ou platina, o que pode ser o suficiente para desviar o compacto japonês do radar das redes criminosas.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.