O “carro do povo” é agora um luxo de meio milhão de euros

26/06/2022

Louco “restomod” com base num 1303 do início da década de 70 vai ser produzido em edição limitada a apenas 22 exemplares.

A Volkswagen já não produz o Beetle, afetuosamente conhecido em Portugal como Carocha. O “carro do povo” alemão, que tinha abandonado a Europa em 1979, ganhou uma nova vida em 1997 como um modelo propositadamente retro, e depois sofre uma grande renovação, com uma nova geração, em 2011. Em 2019, também esta reinterpretação do ícone deixou de ser fabricada, sem nada para o seu lugar.

Esta semana, à boleia das comemorações do Dia Mundial do Carocha (22 de junho), os alemães da Milivié, empresa especializada em “restomod”, versões de automóveis clássicos com tecnologia e design moderno, propuseram-se a colmatar essa lacuna, com a recriação do Carocha numa louca edição limitada a apenas 22 exemplares… de luxo.

O conceito não poderia ser mais diferente daquele idealizado por Ferdinand Porsche na década de 30 do século passado. Com base num Volkswagen 1303 de 1970, o preparador alemão criou este Milivié 1, substituindo todos os painéis do carro, embora respeitando as linhas mestras do desenho original, enquanto os faróis e os farolins em LED foram profundamente redesenhados. Os puxadores escamoteáveis das portas e spoiler “cauda de pato” na cobertura do motor são outras “inovações”.

Carocha com motor boxer

Contrariamente à tendência recente na área do restomod, este Carocha dos tempos modernos não é elétrico. A ideia foi também trazer de volta à estrada alguns elementos que ligam o modelo aos Porsche arrefecidos a ar, e não apenas na estética muito inspirada no 356.

O motor, por exemplo, é um 2.28 de quatro cilindros boxer, otimizado com dois carburadores Weber e ignição eletrónica. O fabricante não revela os valores de potência e binário, enviado ao eixo traseiro por via de uma caixa automática ZF 4HP de quatro velocidades “emprestada” de um Carrera 2.

O processo de transformação com duração de cerca de mil horas inclui a adoção de nova suspensão de triângulos sobrepostos e travões de disco em ambos os eixos com 343 mm e vistosas pinças de travão. As jantes são de 19 polegadas.

No interior, painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas, ecrã multimédia ao centro e um volante exclusivo com a configuração de inspiração retro de três raios.

Todas as 22 unidades do Milivié 1 são personalizadas em conjunto e ao pormenor com o cliente. Os preços arrancam nos 570 mil euros…

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