O dia em que a rainha Isabel II mostrou como se conduz ao rei Abdullah da Arábia Saudita

20/09/2022

Adrian DENNIS / AFP
A Rainha era uma conhecida fã de automóveis e adorava conduzir. Guiou ambulâncias e foi mecânica de camiões durante a Segunda Guerra Mundial, mas a sua verdadeira paixão eram os jipes. Era por isso, normal, vê-la frequentemente a guiar um dos vários Land Rover que tinha à disposição para passear pelos 20 mil hectares da propriedade, sempre que estava no Castelo de Balmoral.

Segundo Sherard Cowper-Coles, embaixador do Reino Unido na Arábia Saudita, em 1998, o ainda príncipe saudita Abdullah, que se encontrava no Reino Unido, foi convidado pela rainha Isabel II para almoçar no Castelo de Balmoral, e dar depois um passeio pela propriedade. O relutante príncipe, convencido pelo seu ministro dos negócios estrangeiros, lá acabou por aceder ao pedido da monarca, conta o jornal Washington Post.

John Stillwell/AP

No final do almoço, o pessoal do palácio encaminhou-o para um jipe e é convidado a tomar no lugar da frente, ao lado do condutor. É com enorme surpresa que percebe que quem abre a porta do condutor, é a própria Rainha, que se senta ao volante.

Qualquer um ficaria surpreendido por ver um monarca septuagenário a guiar, imagine-se o choque que terá sido para o príncipe da Arábia Saudita, ver uma Rainha de 72 anos a conduzir um jipe, sobretudo numa época em que as mulheres eram proibidas de o fazer no seu reino. Sem hesitações, a Rainha rodou a chave, o motor ligou e acelerou. Inicialmente, pelas estradas de terra batida; de seguida por caminhos estreitos, e pelos montes e vales das Terras Altas da Escócia. Cada vez mais rápido – e “sem nunca parar de falar”.

À medida que os caminhos ficavam mais complicados, o príncipe ficava mais aterrorizado. Até que pediu ao seu intérprete, que seguia no banco de trás, que “implorasse à Rainha para que abrandasse e se concentrasse no caminho à sua frente” em vez de conversar.

Cinco anos mais tarde, quando Sherard Cowper-Coles foi nomeado embaixador do Reino Unido na Arábia Saudita, a Rainha fez questão de lhe contar a história antes de assumir o cargo. Uns meses depois, na primeira reunião com Abdullah, o embaixador disse-lhe que “trazia cumprimentos de Sua Majestade, a Rainha Isabel II, que tinha partilhado [com ele] memórias afetuosas do seu passeio de jipe pelas Terras Altas”.

Abdullah esboça um sorriso e o ministro dos Negócios Estrangeiros saudita desabafou: “Desconfio, embaixador, que Sua Majestade conduz o Estado de forma mais estável do que o seu Land Rover”.

Não sabemos se este divertido “incidente” teve alguma influência na mudança da lei, pois só em 2018, foi levantada a proibição de condução às mulheres na Arábia Saudita.