O Toyota Corolla AE86 da Team Chowini’s que nunca competiu

24/01/2024

A Team Chowini’s era uma equipa de Hong Kong que fazia competir os Toyota Corolla AE86 de Grupo A em Macau, preparados pela TOM’s, uma empresa japonesa especialista em Toyota.

Este Corolla AE86 foi encomendado à TOM’s para a Team Chowini’s competir no Grande Prémio de Macau de 1986, mas o piloto que iria competir com ele não reuniu os fundos necessários e assim não alinhou na prova. A TOM’s utilizou um Corolla GTV Levin de 1983 novo, sem nunca ter circulado, para construir este automóvel de competição. O Corolla foi testado, mas depois foi guardado e nunca mais competiu, sendo por esse motivo que hoje tem menos de 100 km percorridos e vendido quando a equipa acabou.

Como as regras de Grupo A permitem mais alterações, o motor 4AGE foi melhorado, equilibrado e foi retirado peso para debitar cerca de 195 cv. Utiliza uma cambota de 44 mm, volante do motor aligeirado da Toda, bielas da TRD, pistões da Arias forjados para uma taxa de compressão de 11:1, cabeça modificada com aberturas maiores, cames de admissão 320 e de escape 304 com abertura de 11cmm e juntas Samco. A electrónica está a cargo de uma centralina de TRD, com possibilidade de alterar o chip. Foi montado um radiador de água mais baixo e um radiador de óleo maior. O escape foi fabricado em aço inoxidável com saída lateral. Acoplado ao motor está uma caixa de cinco velocidades mais curta da TRD e conta com diferencial autoblocante TRD de duas vias, com bloqueio a 80%.

A suspensão foi toda modificada, com peças da TRD. Na frente conta com coilovers TRD 2¾ e amortecedores com oito ajustes, topos dos amortecedores ajustáveis e barra estabilizadora K-Max. Na traseira foram montadas molas TRD mais leves e amortecedores TRD Blue com oitos ajustes. Na travagem foram montados discos ventilados, com pinças de quatro êmbolos e servofreio mais pequeno, tudo da AP, isto na frente, já que na traseira ficou tudo original.

Após ser vendido, o anterior proprietário transformou a rollcage para uma de oito pontos, de modo a oferecer mais resistência e segurança. O interior, tal como seria de esperar num automóvel de competição, está despido de tudo o que não é necessário, tendo somente uma baquet da OMP, cintos Schroth de seis pontos, extintor eléctrico, coluna de direcção modificada e um volante Chowini’s de desmontagem rápida. Originalmente utilizava jantes KN de 14” x 6.

Actualmente, este Corolla AE86 reside na República da Irlanda, guardado meticulosamente numa bolsa de ar. Por vezes é levado a dar umas voltas nas pistas locais, para “esticar as pernas”.