Publicidade Continue a leitura a seguir

Opel Grandland: O SUV elétrico que promete revolucionar o segmento

Publicidade Continue a leitura a seguir

A Opel dá mais um passo de gigante na sua jornada para a eletrificação total com o lançamento do novo Grandland. Este SUV médio está disponível em versões totalmente elétricas, híbridas plug-in e híbridas de 48V, oferecendo uma gama completa para diferentes perfis de condutores. Já pode ser encomendado em Portugal e os preços começam nos 36 100€.

 

Texto: Rui Guerra

“Go Grand” é o hashtag do novo Grandland, talvez porque esta nova geração é 17 cm maior do que o seu antecessor. Mas esta é apenas uma das muitas diferenças do novo SUV da Opel, sendo que a principal até será, porventura, a adoção da nova plataforma STLA Medium (do Grupo Stellantis), desenvolvida especialmente para suportar a transição para a mobilidade elétrica, mas mantendo a capacidade de acomodar motores ICE.

Começando exatamente pela versão 100% elétrica, com a bateria de 82 kWh, o Opel Grandland Electric oferece uma autonomia de até 585 km (WLTP), permitindo longas viagens sem a necessidade de carregamentos frequentes. Para quem procura uma opção mais acessível, a versão com bateria de 73 kWh, oferece uma autonomia de até 523 km, o que ainda assim é mais do que suficiente para utilização diária ou viagens mais curtas. Ambas as versões elétricas partilham o mesmo motor, com 213 cv de potência e 345 Nm de binário, proporcionando uma aceleração de 0 a 100 km/h em 9 segundos e uma velocidade máxima de 170 km/h.

Alternativas Híbridas: Plug-in e 48V

Para os condutores que ainda não estão prontos para uma transição completa (e plena) para a eletricidade, a Opel oferece duas opções híbridas. O Opel Grandland Plug-in Hybrid (que só chega em meados de 2025) combina um motor a gasolina de 1,6 litros com 195 cv e uma bateria de 17,9 kWh de capacidade, que assegura uma autonomia em modo 100% elétrico de até 87 km (WLTP) ou 101 km em ciclo urbano (AER city). Este modelo híbrido plug-in conta com 350 Nm de binário e acelera de 0 a 100 km/h em 7,8 segundos, com uma velocidade máxima de 220 km/h.

A versão Mild-Hybrid de 48V é outra opção interessante para quem quer um modelo mais acessível e económico, sem alterar os hábitos de condução. Equipado com um motor a gasolina de três cilindros, 1.2 litros e 136 cv, este sistema híbrido “leve” (mild hybrid) oferece 230 Nm de binário e assegura uma velocidade máxima de 202 km/h e uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 10,2 segundos. Esta pode ser a solução perfeita para uma condução mais económica e eficiente no dia a dia.

Desempenho e sustentabilidade no coração do design

O compromisso da Opel com a sustentabilidade reflete-se no design e na construção do Grandland. Este modelo utiliza materiais reciclados no interior, como os tecidos dos bancos e os revestimentos das portas, e elimina a utilização de elementos cromados, substituindo-os por acabamentos mais amigos do ambiente. No desenho exterior, destaca-se o 3D Vizor, com o emblema Blitz iluminado e os faróis Intelli-Lux LED, que melhoram a visibilidade e a eficiência energética.

A surpresa ao volante

Tivemos oportunidade de percorrer dois curtos trajetos ao volante do Grandland Electric e da variante mild hybrid de 136 cv. O 100% elétrico revelou-se surpreendente pelos baixos consumos registados e pelo acerto da suspensão, com os amortecedores FSD a revelarem-se uma adição de peso pelo aporte que trazem à relação conforto/comportamento. A insonorização é outra boa surpresa.

É claro que o facto de ser elétrico é, por si só, garantia de baixo ruído a bordo, mas esta versão, com vidros duplos, eleva o conforto acústico a um nível ainda mais elevado. Já o híbrido de 48V, que representa a versão de acesso à gama, mostrou-se muito equilibrado na relação eficiência/prestações.

Não tem o desembaraço do elétrico, mas é despachado q.b., respondendo com convicção às solicitações do condutor. O mérito aqui também advém do motor elétrico associado, com 21 cv de potência e 51 Nm de binário, valor que está disponível instantaneamente.

Preços e disponibilidade em Portugal

O novo Grandland já está disponível para encomenda em Portugal. Segundo a Opel, no mercado nacional a gama estrutura-se da seguinte forma: